Topo

OPINIÃO

Colunistas: Quem é o técnico ideal para assumir o Flamengo?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

09/06/2022 12h11

Derrotado pelo Red Bull Bragantino na noite de ontem (8), o Flamengo já entende que não há mais possibilidade de continuar com Paulo Sousa como técnico, e agora traça estratégia para ir ao mercado com um senso muito maior de urgência.

Diante do atual cenário, o Rubro-Negro não descarta a possibilidade de fazer uma oferta a um treinador que esteja empregado em outro clube.

E aí, quem é o técnico ideal para assumir o Flamengo? Os colunistas do UOL Esporte foram convocados e responderam a essa pergunta. Confira o que eles pensam:

Se o Flamengo estiver pronto para dar adeus ao fantasma de Jorge Jesus, eu apontaria Vojvoda como a melhor opção do Brasil. Não me parece ter o perfil de quem abandona o barco no meio da temporada, mas talvez fique tentado pela oportunidade de dirigir um time com todo o potencial reprimido do rubro-negro.
ALICIA KLEIN

Na atual conjuntura, o grande pré-requisito é ser permissivo e submisso às lideranças do elenco, que só estão abaixo do presidente na hierarquia "real" do clube. Ou seja, aceitar ser o trouxa sem respaldo que vai ficar de bucha se as coisas não derem muito certo.
ANDRÉ ROCHA

Alguém que seja contratado com convicção. Alguém que tenha autonomia e respaldo para mexer com um grupo acomodado de jogadores. Alguém que não sirva de bode expiatório de dirigentes cada vez mais omissos. Alguém que não tenha a cabeça pedida por parte da imprensa logo nos primeiros tropeços.
BRUNO ANDRADE

O ideal para o Flamengo é fazer terapia e esquecer o amor não correspondido por Jorge Jesus. Enquanto acharem que o futebol praticado em 2019 voltará, não haverá nenhum treinador ideal para o Flamengo.
DANILO LAVIERI

Jorge Jesus, alguma dúvida? Se não ele, Pep Guardiola, Jürgen Klopp ou Carlo Ancelotti, não necessariamente nessa ordem.
JUCA KFOURI

O técnico ideal é o que tope fazer contrato mês a mês, sem multa rescisória, e que não se importe em ser demitido quando der na telha dos YouTubers, influencers e diretores-de-olho-nas-eleições-de-outubro.
JULIO GOMES

Jorge Jesus. É o treinador com mais forca para resistir a sombra de... Jorge Jesus. É a volta de Dom Sebastião.
MENON

O Flamengo já tentou ir para todos os lados desde que Jesus saiu. Teve um treinador mais tático, um mais de grupo, um mais inovador e agora o choque cultural com Sousa. Não há trabalho que vingue se o grupo não estiver fechado. E não há trabalho que vingue quando a diretoria trabalha para deixar o ambiente tenso e caótico. Quem vai conseguir lidar com essa diretoria? Complexa a situação. Acho que ir atrás do treinador do Fortaleza seria reincidir num desvio ético já cometido quando tiraram Ceni do Leão do Pici. Ir atrás de qualquer outro que está empregado e vivendo boa fase seria deselegante. Mas elegância não é o forte dessa diretoria, então eu apostaria que esse vai ser esse o caminho.
MILLY LACOMBE

Eu chamaria Renato Gaúcho. E chega de portugueses na Gávea. Alguns, como o alviverde Abel Ferreira, são ótimos, mas o Paulo Sousa é fraco e o ingrato Jorge Jesus foi lotérico em sua passagem, ainda que vitoriosa. Aliás, falando em passagem vitoriosa, a grande "bola fora" rubro-negra foi ter mandado Rogério Ceni embora. Apesar do time ter jogado contra ele, ainda assim conquistou títulos por lá!
MILTON NEVES

O técnico ideal esteve no Brasil e disse que queria retornar ao Flamengo. Jorge Jesus, que foi ignorado por essa diretoria omissa e incompetente. Agora, qualquer um que vier terá que começar tudo de novo, em meio à temporada. Nas atuais circunstâncias, Vojvoda me parece a solução mais sensata.
RENATO MAURÍCIO PRADO

O ideal seria Jorge Jesus, mas como já acertou com o Fenerbahçe, sem chance de voltar. Entre os treinadores que vêm fazendo bons trabalhos aqui no Brasil, o melhor me parece o argentino Vojvoda. Cuca, que foi muito bem com o Galo em 2021, já disse que não quer. Seria outro bom nome. O argentino Beccacece, do Defensa y Justicia, é outro que me agrada.
RODOLFO RODRIGUES

Alguém que resista ao ambiente conturbado e viciado por jogadores mimados, diretoria incompetente, e pressão exacerbada de todos os lados. E ao mesmo tempo consiga fazer um bom trabalho tático, além de boas escolhas técnicas. Será que esse nome existe? A verdade é que enquanto Jesus não voltar e fracassar ou obter êxito, o Flamengo não terá uma vida minimamente normal com nenhum treinador, faça ele um bom trabalho ou vá mal como foi Paulo Sousa.
RODRIGO COUTINHO

Vojvoda, que venceu Paulo Sousa no Maracanã, faz um ótimo trabalho no Fortaleza e, mesmo com um elenco muito inferior, arma seu time de um jeito que combina com o gosto médio da massa rubro-negra. O problema é saber se o Flamengo, com suas panelas de jogadores e com a diretoria incompetente, omissa e narcisa, encaixa-se no perfil de Vojvoda. E o argentino não parece ser um novo Ceni, que abandonou o Tricolor do Pici quando chamado por Cruzeir e Flamengo.
VITOR GUEDES