Topo

Palmeiras

'Fui contra todos da minha família', revela Abel sobre acerto com Palmeiras

Abel Ferreira contou que toda sua família foi contrária à decisão dele assinar com o Palmeiras - Ettore Chiereguini/AGIF
Abel Ferreira contou que toda sua família foi contrária à decisão dele assinar com o Palmeiras Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/06/2022 13h27

O acerto com o Palmeiras, em outubro de 2020, mudou a vida de Abel Ferreira. Depois de quase dois anos e cinco títulos conquistados, o português de 43 anos revelou que optou por assinar com o Alviverde mesmo com toda a sua família sendo contrária à decisão.

"Fui contra tudo e todos da minha família. Meus pais me disseram: 'Não vá!'. Minha esposa também. Eu disse a ela: 'Se você me ama, você ainda vai me amar, mas eu vou embora'. Fui contra toda a minha família", contou o treinador, em depoimento à plataforma The Coaches' Voice.

"Ninguém queria que eu viesse para o Palmeiras. Vim única e exclusivamente por minha própria convicção, inclusive sabendo que a permanência média dos treinadores no Brasil é de três meses", acrescentou Abel. O técnico deixou os familiares em Portugal e viveu sozinho por um ano e seis meses.

Abel também respondeu à crítica feita na época de sua contratação de que ele não tinha nenhum título como treinador. "As pessoas se perguntavam por que eu, quando cheguei ao Brasil, era um técnico sem títulos. Mas deveriam ter se perguntado por que os clubes pagaram por mim, um técnico sem títulos", rebateu.

"O Palmeiras me entrevistou três vezes antes de me escolher. O clube sabia muito bem quem eles contrataram, sabia como eu jogava", acrescentou. O técnico disse que escolheu a equipe porque queria "um bom time à disposição" e contou a sua primeira impressão do elenco quando chegou ao clube.

Abel disse que viu uma equipe "que não acreditava em si mesma". "Faltava afeto, não escutavam os jogadores. Muitas vezes o treinador só fala e esquece de escutar a outra parte. Quando se tem uma estrutura como a do Palmeiras, é só trazer sua filosofia de jogo", comentou o português.

"Foi assim que conseguimos criar uma família aqui. Fizemos os jogadores realmente confiarem em si mesmos, e eles se deram conta de que eram muito melhores do que pensavam. Agora mesmo, meus jogadores são capazes de jogar sem treinador", completou Abel.

"Meus valores não mudaram em nada desde que cheguei aqui. A única coisa que mudou é que tenho mais títulos. E as pessoas reconhecem mais. Mas meus princípios e meu jeito de ser são exatamente os mesmos", finalizou.

Trabalho no Palmeiras

Desde que chegou, Abel Ferreira conquistou três títulos internacionais e dois nacionais com o Alviverde. O clube foi campeão da Libertadores duas vezes consecutivas (2020 e 2021), venceu uma Copa do Brasil (2020), um Paulistão (2022) e uma Recopa Sul-Americana (2022).

Durante o ano passado, o português teve que morar sozinho e lidar com saudade da família por conta da distância. Em março deste ano, o técnico aceitou a proposta do Palmeiras e renovou seu contrato até dezembro de 2024.

Um dos motivos que possibilitou o acordo foi que a esposa do técnico, Ana Xavier, concordou em se mudar para o Brasil com as duas filhas do casal. Abel contou com a ajuda da 'família Palmeiras' para conseguir convencer os familiares da desconfiança que tinham com a instabilidade da profissão.

Palmeiras