Topo

Após protestos por idolatria, estátua de cabeçada de Zidane vai para museu

26.set.2012 - Estátua relembra lance em que o ex-jogador francês Zinedine Zidane (esq.) dá uma cabeçada no zagueiro italiano Marco Materazzi durante a final da Copa do Mundo de 2006. A estátua é de autoria do artista argelino Adel Abdessemed e pode ser vista em frente ao museu Centre Pompidou, em Paris, na França - Christian Hartmann/Reuters
26.set.2012 - Estátua relembra lance em que o ex-jogador francês Zinedine Zidane (esq.) dá uma cabeçada no zagueiro italiano Marco Materazzi durante a final da Copa do Mundo de 2006. A estátua é de autoria do artista argelino Adel Abdessemed e pode ser vista em frente ao museu Centre Pompidou, em Paris, na França Imagem: Christian Hartmann/Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/06/2022 19h18

Classificação e Jogos

A estátua da cabeçada de Zinedine Zidane em Marco Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006, entre França e Itália, voltará a ser exposta. Retirada da avenida à beira-mar de Doha, do Qatar, em 2013, por motivos religiosos, ela irá para o Museu do Esporte do país, sede do Mundial de 2022.

A estátua de bronze, nomeada "Coup de Tête" supera cinco metros de altura, é obra do artista argelino Adel Abdessemed e foi comprada pela Autoridade de Museus do Qatar como parte dos preparativos para a Copa do Mundo deste ano. Ela, porém, ficou exposta por menos de um mês, devido a protestos de conservadores religiosos. Isso porque o islamismo proíbe a representação de figuras para prevenir a idolatria.

estátua zidane - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
"Coup de Tête" (Golpe de Cabeça), estátua que reproduz a cabeçada que o jogador francês Zinedine Zidane deu no peito do zagueiro Marco Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O anúncio da exposição da estátua no país-sede da Copa do Mundo foi feito hoje pelo presidente dos museus do Qatar, Cheikha Al Mayassa Al Thani. Ele, porém, não informou nenhuma data específica para o "relançamento" da peça.

"Tivemos a impressão de que não era um bom lugar e ela vai ser reinstalada. Pensamos em fazê-lo no Museu 3-2-1", rxplicou o presidente, que vê a estátua como um alerta para saúde mental no futebol:

"Com a escultura de Zinedine Zidane, falaremos sobre o estresse dos atletas durante os grandes torneios e a importância de falar sobre questões de saúde mental", completou.

Além do Qatar, a estátua também causou polêmica na França, em 2012. Segundo autoridades do futebol local, a obra - instalada no Centro Pompidou, em Paris - passava uma imagem negativa de Zidane.