Topo

Brasileirão - 2022

Corinthians supera desfalques, bate Atlético-GO e vira líder do Brasileiro

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

04/06/2022 22h24

O Corinthians dormirá como líder do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (4), o Timão bateu o Atlético-GO por 1 a 0 no Antônio Accioly, em Goiânia, chegou aos 18 pontos e está na ponta da tabela. O gol alvinegro foi marcado por Gustavo Mantuan. O Dragão está em 19º lugar, com 7 pontos.

Vitor Pereira teve seis desfalques para o jogo e mandou a campo uma equipe com alguns improvisos. O que faltou de entrosamento, sobrou de dedicação. Na primeira etapa, a equipe fez um jogo aberto, alternando com o Dragão momentos de domínio na partida e conseguiu marcar o gol.

Na segunda etapa, a postura foi diferente. O Corinthians se fechou, marcou no seu próprio campo e conseguiu suportar a pressão adversária. O Atlético-GO ficou com a bola no campo de ataque, mas não conseguia furar o bloqueio em frente à área do goleiro Cássio.

O próximo jogo do Atlético-GO será diante do Avaí, também em casa, na próxima quarta (8), às 20h30. Já o Corinthians enfrenta o Cuiabá, às 21h30 (de Brasília), na terça (7), na Arena Pantanal, ambos os jogos pelo Brasileirão.

Quem foi bem: Gustavo Mantuan

Autor do gol, parecia se multiplicar em campo. Ocupando a faixa direita no campo, além força de ofensiva, auxiliou bastante na defesa alvinegra. Vai retribuindo com boas atuações a confiança do treinador Vitor Pereira.

Quem foi mal: Róger Guedes

O atacante não conseguiu aproveitar a chance como titular no comando de ataque do Timão. Ainda que participativo, faltou efetividade ao camisa 9 corintiano. Além disso, por vezes em disputas de bola, ele desistia da jogada antes do apito do juiz. No tempo que jogou, conseguiu apenas duas finalizações - nenhuma no gol.

Faltou pontaria ao Atlético-GO

O Atlético-GO não fez uma má partida e, por vezes, até dominou o jogo. Contudo, quando criou as chances, faltou qualidade para colocar a bola na rede. Mesmo atrás do placar, a equipe buscou alternativas, mas acabava parando em Cássio ou via as finalizações irem para longe do gol.

O jogo do Corinthians: oscilou, mas cumpriu o papel

Vitor Pereira tinha seis desfalques para a partida deste sábado e mandou a campo uma equipe bem modificada. Até pela falta de entrosamento, o time oscilou dentro do campo, mas se portou bem na maior parte do jogo. No fim das contas, conquistou os três pontos e 'dorme' como líder do Brasileirão.

Começo morno

Nos primeiros minutos da partida, os times se estudaram, sem criar muitas chances. O Corinthians buscava ter mais a posse de bola, pressionava com mais intensidade no campo ofensivo, mas nenhuma grande oportunidade de gol foi criada.

Jorginho marca, mas não vale

Numa das raras saídas ao ataque do Dragão, Churín levantou bola na área e Jorginho entrou livre para cabecear. Bruno Arleu chegou a confirmar o gol, mas após checagem do VAR, foi marcado impedimento milimétrico de Jorginho e o jogo seguiu 0 a 0.

Impedimento marcado no jogo entre Atlético-GO x Corinthians - Reprodução/Premiere - Reprodução/Premiere
Impedimento marcado no jogo entre Atlético-GO x Corinthians
Imagem: Reprodução/Premiere

Dragão se empolga

O gol anulado deu ânimo aos donos da casa. Depois do impedimento marcado, foram os donos da casa que tiveram mais a bola no ataque. Jorginho teve outra oportunidade, mas parou em defesa de Cássio. Wellington Rato e Baralhas também perderam chances de abrir o placar.

Timão abre o placar

O Corinthians via seu adversário crescer dentro do campo, mas sem conseguir agredir. Aos 33 minutos, Du Queiroz conseguiu fazer boa jogada e tocou para Lucas Piton. O lateral levantou na área e Mantuan subiu sozinho para cabecear e abrir o placar para o Timão.

Gol tranquiliza o Corinthians

Depois de abrir o placar, o Corinthians voltou a ter mais presença no campo ofensivo. Com a liderança no placar, a equipe paulista teve mais paciência para trocar passes e executar as movimentações ofensivas. Além disso, o time ajustou a marcação, mas Jorginho ainda perdeu mais uma chance ao final da primeira etapa.

Reinício equilibrado

O recomeço da partida foi equilibrado entre as equipes. O Atlético-GO buscava o ataque para empatar o jogo, tentando acelerar o ritmo da partida. Já o Corinthians apostava nos toques curtos para sair da pressão, tentando criar suas chances a partir da circulação da bola desde o campo defensivo.

Chance do Corinthians

O Corinthians pressionava o Atlético-GO no campo ofensivo e foi assim que surgiu a primeira chance no segundo tempo. Após boa roubada de bola de Du Queiroz, Róger Guedes conseguiu levar a bola até a linha de fundo e chutou para defesa de Ronaldo. No rebote, Renato Augusto tocou para Giuliano, que finalizou rente à trave.

Pressão do Dragão

O Dragão, atrás no placar, ocupava o campo de ataque buscando achar o gol de empate. A bola circulava à frente da área e, sem espaços, o clube apostava nos cruzamentos - tanto pelo alto quanto por baixo. Contudo, a zaga do Corinthians seguia firme cortando todas as tentativas do adversário.

Ataque contra defesa

Com a vantagem no placar, o Corinthians adotou a estratégia de ser um time mais reativo. Dando campo ao adversário, o Timão apostava na solidez da linha defensiva para se manter vitorioso na partida. O Atlético-GO seguia com dificuldades de criar chances claras de gol, mas não deixava de ocupar o campo ofensivo. Lucas Lima, de cabeça, perdeu a melhor chance do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 0 X 1 CORINTHIANS
Motivo
: 9ª rodada da Série A do Brasileirão 2022
Data e horário: 4 de junho de 2022 (sábado), às 20h30 (de Brasília)
Local: estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA/RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gol: Gustavo Mantuan (COR) aos 33'/1ºT;
Cartões Amarelos: Jorginho, Edson Fernando, Léo Pereira (ACG); Fábio Santos, Róger Guedes (COR);

ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Edson Fernando (Lucas Lima), Edson, Ramon, Jefferson; Baralhas (Shaylon), Marlon Freitas; Aírton (Léo Pereira), Jorginho, Wellington Rato; Churín. Técnico: Jorginho

CORINTHIANS: Cássio; Lucas Piton (Bruno Melo), Robson, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz, Renato Augusto (Cantillo), Giuliano; Gustavo Mantuan (Xavier), Adson (João Pedro), Róger Guedes (Felipe). Técnico: Vitor Pereira.