Topo

Série B - 2022

Vasco e Grêmio empatam sem gols em jogo com clima quente e poucas chances

Gabriel Dias, do Vasco, disputa lance com Biel, do Grêmio, em jogo pela Série B do Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Gabriel Dias, do Vasco, disputa lance com Biel, do Grêmio, em jogo pela Série B do Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo e em Porto Alegre

02/06/2022 21h55

Disputas duras, faltas e cartões amarelos. Vasco e Grêmio fizeram, na noite de hoje (2), um jogo marcado muito mais pelo duelo físico do que pelas chances criadas. O jogo válido pela décima rodada da Série B do Brasileiro foi de muita luta, com direito a bate-boca entre os jogadores. O empate em 0 a 0 é ruim para os dois times.

O Vasco deixa passar a chance de encostar no Cruzeiro, enquanto o Grêmio chega a cinco jogos sem vitória e a três sem marcar no campeonato.

Na tabela, o Vasco soma 18 pontos e o Grêmio acumula 14. O time Cruz-Maltino caiu para o terceiro lugar devido à vitória do Sport sobre a Ponte Preta por 2 a 1. Já o Tricolor gaúcho continua fora do G4, na quinta posição — ambos ainda podendo ser ultrapassados no complemento da rodada.

Quem foi bem: Nenê

Comprovou inteligência de sempre para achar espaços diante da defesa gremista. Foi dele a primeira das raras chances de gol do jogo. No primeiro tempo, em chute de primeira, que Brenno espalmou para escanteio. Sem o camisa 10, Vasco ficou com menos inspiração

Quem foi mal: Diego Souza

Isolado na frente, o centroavante do Grêmio pouco tocou na bola. Saiu de campo no meio da segunda etapa para a entrada de Elkeson, que também pouco fez

Atuação do Vasco: Poucos chutes ao gol

Com o apoio da torcida, o Gigante da Colina iniciou melhor na partida e pressionando o adversário. No entanto, caiu na armadilha montada pelo rival, que apostou no jogo mais 'pegado' e, recebeu quatro cartões amarelos nos primeiros 45 minutos.

Getúlio não conseguiu segurar a bola na frente e Nenê passou a ter menos espaço para armar as jogadas. Apesar de tentar uma pressão na volta do intervalo, o time da casa pouco acertou o gol em São Januário. A equipe, que havia acertado apenas um chute foi aos 11 minutos do primeiro tempo, voltou a acertar a meta apenas aos 40 da segunda etapa.

Atuação do Grêmio: Postura diferente

A atitude do Grêmio levou o jogo para onde, provavelmente, o time de Roger queria. Com Kannemann, Edilson, Thiago Santos e Benítez, o Tricolor gaúcho mostrou uma postura com pitadas de catimba e muito confronto físico. Houve espaço para jogar, mas aí faltaram outras coisas. Tanto que a equipe chutou somente duas vezes no alvo.

O esquema 3-5-2 deixou Benítez mais livre para distribuir o jogo. Pelos lados, Nicolas ganhou mais espaço para atacar - enquanto Edilson esperava mais. O problema é que o time, no fim, afunilou bastante as jogadas pelo centro e Diego Souza ficou isolado.

Clima quente

Os ânimos estavam exaltados no confronto desta noite. O fair play foi deixado de lado, aos 24 minutos, quando o Vasco terminou o ataque, mesmo com Nicolas caído no meio campo. Além disso, por três vezes somente na primeira etapa, houve um princípio de tumulto entre os atletas.

A primeira foi entre Benítez e Quintero, aos 11 minutos, que se empurraram após uma cobrança de escanteio. Os dois levaram amarelo. Pouco depois, Nenê e Edilson também discutiram. Edilson deu um chute forte na bola para a arquibancada, aos 37', e, desta vez, teve um embate com Figueiredo, que levou o amarelo por ter empurrado o adversário.

Chances para os dois lados na etapa inicial

Nenê, aos 11, recebeu de Figueiredo e acertou um belo chute da meia-lua, mas Brenno conseguiu espalmar para escanteio. Depois de ficar muito acuado nos 15 minutos inicias, o Tricolor chegou pela primeira vez aos 17', em jogada de Thiago Santos, que tabelou com Diego Souza antes de bater para fora.

Gabriel Pec também levou perigo aos 22', contudo o chute de esquerda foi para fora. A resposta do Grêmio veio mais uma vez em jogada individual, desta vez com Biel, que passou por dois adversários antes de bater para Thiago espalmar.

Vasco ensaia pressão, mas Grêmio controla partida

O Gigante da Colina voltou dos vestiários com mais ímpeto, contudo não conseguiu acertar o gol adversário. Aos poucos, o Grêmio conseguiu administrar a partida, que caiu muito de intensidade com as trocas feitas pelos dois treinadores na etapa final.

As alterações deixaram ambas as equipes desorganizadas em campo. Tanto que a melhor jogada saiu ainda os 5 minutos, quando Biel deixou o marcador no chão e bateu, mas Thiago fez uma grande defesa para segurar o empate. O Vasco finalizou ao gol novamente apenas com 40 minutos, quando Palacios arriscou de fora da área. Já nos acréscimos, o atacante chileno acertou o travessão após boa jogada de Pec.

Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo na terça (7), pela 11ª rodada da Série B. Às 19h, o Gigante da Colina visita o Náutico no estádio dos Aflitos. Mais tarde, às 21h30, o Imortal recebe o Novorizontino em sua Arena.

Roger Machado recebe honraria do Vasco

O Cruz-Maltino criou a honraria Pai Santana, em lembrança ao lendário massagista Eduardo Santana, que foi um símbolo do clube na união entre diferentes credos e etnias. 13 personalidades foram escolhidas para receber a homenagem.

Entre os nomes, estava o do técnico Roger Machado, que recebeu a honraria das mãos de Roberto Santana, o Bola Sete, filho do Pai Santana. O ex-goleiro Aranha é outro nome do mundo do futebol que também compõe a lista.

FICHA TÉCNICA:

VASCO 0 x 0 GRÊMIO
Competição:
Série B do Campeonato Brasileiro - 10ª rodada
Data: 2 de junho de 2022, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Gols:
Cartões amarelos: Quintero, Andrey Santos, Figueiredo, Gabriel Dias e Palacios (VAS); Kannemann, Benítez e Thiago Santos (GRE)

VASCO: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Weverton), Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Andrey Santos (Matheus Barbosa) e Nenê (Palacios); Figueiredo (Vinicius), Gabriel Pec e Getúlio (Raniel). Técnico: Zé Ricardo.

GRÊMIO: Brenno; Bruno Alves, Geromel e Kannemann; Edilson (Jhonata Varela), Thiago Santos, Bitello (Lucas Silva) e Nicolas (Diogo Barbosa); Benítez (Janderson), Biel e Diego Souza (Elkeson). Técnico: Roger Machado.