Topo

OPINIÃO

Colunistas: Brasil é favorito ao título da Copa pelo que tem apresentado?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/06/2022 11h52

Classificação e Jogos

A seleção brasileira voltou a apresentar um bom futebol no amistoso de hoje (2) e goleou a Coreia do Sul por 5 a 1 em jogo preparatório para a Copa do Mundo do Qatar. O setor ofensivo apresentou desempenho envolvente e foi responsável por todos os gols do time de Tite: Neymar (2), Richarlison, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus.

Diante do futebol que tem apresentado nos últimos jogos, o Brasil pode ser apontado como favorito ao título da Copa do Mundo? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte, que não ficaram em cima do muro. Confira as respostas:

A Seleção chega como uma das favoritas pelo peso da camisa, como chega sempre. Mas uma boa goleada contra um adversário fraco não a torna mais qualificada. Ainda tem muita água pra rolar e torneio de tiro curto pode trazer surpresas, mas ainda vejo a França como favorita, seguida da embalada Argentina.
ALICIA KLEIN

Não. Favorita destacada só a França, atual campeã e com o reforço de Benzema. Brasil está no bolo dos candidatos, com um trabalho que apresenta evolução, mas ainda não teve e, provavelmente, não terá um grande teste até o Mundial. Só que a Copa é só em novembro e férias e transferências podem mudar o cenário até lá.
ANDRÉ ROCHA

Um dos favoritos, ao lado de França, Argentina, Inglaterra e Alemanha. Mas essa de ser favorito não costuma ser uma boa.
ANDREI KAMPFF

O Brasil sempre esteve entre os favoritos, até porque não tem nenhuma seleção que consegue ser regular neste ciclo. Mas as apresentações recentes do Brasil, especialmente no ataque, dão mais esperança aos que torcem pela seleção.
DANILO LAVIERI

Um dos, assim como a França, maior favorita, a Argentina, a Alemanha, Espanha, quem sabe, a Bélgica.
JUCA KFOURI

O Brasil é um dos favoritos ao título da Copa. Nunca deixou de ser, nunca deixará de ser. É a camisa mais pesada do mundo e sempre pode ser campeão. Tem a vantagem de ter o mesmo treinador do ciclo passado, tem jogadores importantes em quase todas as posições, o Brasil não fica atrás de ninguém. São 7 ou 8 seleções que podem ganhar a Copa, são quatro jogos únicos em que tenho certeza que ninguém vai querer ter o Brasil pela frente.
JULIO GOMES

Sim. Brasil vai chegar competitivo ao Qatar e é um dos favoritos. Aponto Brasil, Argentina, França e Inglaterra como principais candidatos pelo futebol apresentado nos últimos meses. Mas ainda faltam mais de cinco meses para a Copa e fatores, como lesões, podem mudar esse panorama.
MARCEL RIZZO

É favorito para ficar entre os quatro primeiros, superando a péssima participação na Rússia.
MENON

Não. Faz parte da lista de favoritos, mas se tivermos que destacar apenas um, não seria o Brasil. França e até Argentina estariam na frente do Brasil nesse ranking.
MILLY LACOMBE

Favorito, não. Mas o time não é fraco e pode, sim, chegar longe. Acredito que alcançará a semifinal e, quem sabe, pode beliscar o terceiro lugar. A favorita é a França.
MILTON NEVES

O que a seleção tem apresentado? Não enfrentou um europeu. Tem que ser muito "Pacheco" pra achar que a seleção brasileira é favorita só jogando "Me engana que eu Gosto".
RENATO MAURÍCIO PRADO

Brasil não é o favorito para vencer a Copa, posto que continua pertencendo à França. Mas faz parte do grupo dos candidatos reais ao título, assim como, principalmente, Argentina e Inglaterra.
RAFAEL REIS

Sim, é um dos favoritos. Fez uma excelente campanha nas Eliminatórias, tem jogadores em ótima fase, que podem desequilibrar. Está entre os principais candidatos como França, Argentina e Inglaterra.
RODOLFO RODRIGUES

Não. O time vem melhorando, mas Argentina e França jogaram melhor diante de testes mais exigentes recentemente. E é melhor que não seja. Raramente quem chega como favorito vence a Copa do Mundo.
RODRIGO COUTINHO

Apontar favoritos para a Copa costuma ser inútil já que, na maioria dos casos, eles não vencem. Pode-se dizer que a França tem o elenco mais forte, mas há um grupo de times com chance como Brasil, Argentina, Espanha, e um pouco atrás Bélgica e Alemanha. É mata-mata e faltam seis meses para Copa, meio difícil saber como cada um vai se sair de fato no Mundial. Só lembramos que a Itália passou de campeã europeia a eliminada da Copa e saco de pancadas.
RODRIGO MATTOS

A França é, disparada, a seleção que tem os melhores jogadores do mundo, é atual campeã e, pois, a grande favorita. Abaixo da França, na segunda prateleira, há um bloco equilibrado com Brasil, Argentina, Inglaterra, Espanha, Alemanha e Bélgica.
VITOR GUEDES