Topo

Longe da Copa, Lucas alerta seleção sobre 'embaçado' Son antes de amistoso

Lucas Moura e Heung-Min Son comemoram gol marcado pelo Tottenham contra o Norwich - Tottenham Hotspur FC via Getty Images
Lucas Moura e Heung-Min Son comemoram gol marcado pelo Tottenham contra o Norwich Imagem: Tottenham Hotspur FC via Getty Images

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

31/05/2022 04h00

Classificação e Jogos

Lucas Moura ajudou o sul-coreano Heung-min Son a ser um dos artilheiros do Campeonato Inglês nesta temporada, com 23 gols — Salah, do Liverpool, marcou a mesma quantidade. Na rodada final da competição, o brasileiro deu passe para um dos dois gols do companheiro de Tottenham e participou do lance do outro na goleada fora de casa sobre o Norwich City.

Encerrada a Premier League que marca a volta do Tottenham à Liga dos Campeões depois de duas temporadas, Son se apresentou à seleção sul-coreana para dois amistosos em junho. O primeiro deles vai ser na quinta-feira (2), às 8h (de Brasília), contra a seleção brasileira.

Lucas Moura não estará do outro lado com a Amarelinha, já que não é convocado para a seleção há quase quatro anos, mas alertou seus antigos companheiros em entrevista exclusiva para o UOL Esporte sobre os perigos de enfrentar Son no amistoso desta semana. O artilheiro da Premier League, segundo o colega de time brasileiro, é "embaçado".

É difícil, o cara está voando e é muito talentoso. O moleque é embaçado, corta para a direita, corta para a esquerda, finaliza muito bem com as duas pernas, faz o movimento muito bem nas costas do zagueiro. E é uma grande pessoa também, um dos caras mais queridos do elenco, gente boa demais, merecedor também, profissional. Vai ser um bom jogo, eu vou assistir."

A dupla de zaga da seleção brasileira para enfrentar a Coreia do Sul deve ser formada por Marquinhos e Thiago Silva, que receberam conselhos de Lucas Moura sobre como parar Son: "Eles estão entre os melhores zagueiros do mundo, com certeza. Mas se eu tivesse que falar algo seria sobre precisão para fazer os desarmes, porque ele é muito liso."

Son e Lucas - Tottenham Hotspur FC via Getty Images - Tottenham Hotspur FC via Getty Images
Heung-Min Son mostra para o companheiro de Tottenham Lucas Moura o prêmio de artilheiro do Campeonato Inglês
Imagem: Tottenham Hotspur FC via Getty Images

Lucas não esqueceu a seleção

A última convocação de Lucas Moura para a seleção brasileira foi em outubro de 2018. Ele entrou como substituto de Éverton Cebolinha na convocação de Tite para amistosos contra Arábia Saudita e Argentina e atuou todo o segundo tempo no primeiro jogo. Teve até uma chance de gol após passe de Neymar.

Desde então ele não teve mais chances e viu de fora a ascensão de outros nomes na posição, como Richarlison, Vini Jr, Rodrygo, Antony, Raphinha, Matheus Cunha e Gabriel Martinelli. Na atual janela de jogos — exceção feita ao lesionado Antony — são eles que formam o ataque do Brasil junto com os mais experientes Neymar e Gabriel Jesus. Mas Lucas não desistiu.

Lucas Moura - Pedro Martins/MoWA Press - Pedro Martins/MoWA Press
Lucas Moura tenta chute durante amistoso da seleção brasileira contra a Arábia Saudita, em 2018
Imagem: Pedro Martins/MoWA Press

"Futebol está cada vez mais precoce, você já vê a molecada voando, jogando em grandes clubes e indo para a seleção. Muito feliz pelo Antony, que é um grande amigo meu, temos o mesmo empresário, e já tínhamos contato desde a época de São Paulo. A gente fica muito feliz de ver esse menino de onde saiu e hoje arrebentando no Ajax e na seleção. Briga boa, essa molecada está voando. Mas eu estou novo também. Estou careca, mas estou novo (risos). Me sentindo muito bem, forma física muito boa e preparado para qualquer desafio", brinca o meia-atacante, antes de completar:

Continua vivo no meu coração esse desejo de voltar para a seleção e disputar uma Copa do Mundo. Sei que é difícil, que o grupo está praticamente fechado, mas a gente nunca sabe o que pode acontecer. Futebol é muito dinâmico, as coisas mudam muito rapidamente. Vou ter alguns meses para arrebentar, para provar que eu tenho condições e isso que vou procurar fazer. O resto deixo nas mãos de Deus."

A próxima temporada será a sexta de Lucas Moura, que tem 29 anos, com a camisa do Tottenham. Ele tem mais um ano de contrato com o clube e uma cláusula de renovação automática por mais um. Pelo menos em 2022/2023 é certo que ele siga na equipe.

O time volta a jogar em agosto, o que significa que ele teria três meses antes da convocação final para a Copa do Mundo para "arrebentar" e convencer Tite.