Topo

Cruzeiro

Lições que Ronaldo aprendeu no acesso do Valladolid e aplica no Cruzeiro

Ronaldo comemora o acesso do Valladolid, que em 2022/2023 disputará La Liga novamente - Divulgação/Valladolid
Ronaldo comemora o acesso do Valladolid, que em 2022/2023 disputará La Liga novamente Imagem: Divulgação/Valladolid

Lohanna Lima e Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

31/05/2022 04h00

O torcedor do Cruzeiro aproveitou o domingo sem jogo do clube para acompanhar o Valladolid, que entrou em campo brigando pelo acesso na Segunda Divisão da Espanha. A outra equipe que pertence a Ronaldo Nazário precisava vencer o Huesca e contar com tropeço do Almería ou do Eibar. Deu certo. E o bom momento da Raposa na Série B do Brasileiro tem ligação com a promoção do Valladolid à elite.

No comando do clube espanhol desde setembro de 2018, Ronaldo teve tempo para aprender e tirar lições que aplica no dia a dia do Cruzeiro desde que assinou o contrato de intenção de compra da SAF celeste, em 18 de dezembro. Aliás, a primeira das lições aprendidas por Ronaldo foi colocada em prática naquele momento.

Mudanças drásticas

Assim que se mostrou disposto a comprar 90% das ações cruzeirenses, Ronaldo passou a comandar o futebol do clube, antes mesmo de assinar o contrato em definitivo. As saídas do técnico Vanderlei Luxemburgo e do diretor de futebol Alexandre Mattos, além da mudança de praticamente todo o elenco, têm explicação com o que aconteceu na Espanha. Quando assumiu o Valladolid, Ronaldo não mudou a gestão esportiva do clube.

O técnico Sérgio González e o diretor esportivo Miguel Ángel Gómez só foram mantidos nos respectivos cargos e as demissões aconteceram somente após o rebaixamento à Segunda Divisão, depois de duas temporadas sem entrar de cabeça no futebol, para cuidar da parte administrativa. Já no Cruzeiro foi diferente, pois Ronaldo e equipe assumiram o controle total ainda em dezembro do ano passado.

"A gente decidiu não fazer nenhuma mudança na gestão esportiva nos primeiros anos, pois a gente queria aprender e entender o que estava acontecendo. O que se mostrou um erro da nossa parte. Então, esse é o primeiro ano de fato que estamos fazendo a gestão esportiva", explicou Gabriel Lima, que foi diretor geral do Valladolid por três temporadas.

Responsável pela transição da associação para SAF, Gabriel Lima foi escolhido por Ronaldo para ser o CEO do Cruzeiro. "Tudo aquilo que a gente aprendeu no Valladolid será parte desse processo consistente de longo prazo no Cruzeiro", completou Lima, que trouxe da Espanha uma série de experiências que tem colocado em prática na Raposa.

Identidade para o time

Junto com a mudança na gestão, Ronaldo trouxe para o Cruzeiro uma nova mentalidade para fazer futebol. Assim como aconteceu no Valladolid, foi definido que o time estrelado precisava ter alguns aspectos em 2022: identidade na forma de jogar, ser uma equipe vertical, pressão para recuperar a bola, organização e apresentar um futebol que represente o torcedor.

Somente após definir esses pontos que o Cruzeiro partiu em busca de um novo diretor de futebol e um novo treinador. Pedro Martins e Paulo Pezzolano foram os escolhidos, respectivamente, depois de Ronaldo e Paulo André entrevistarem vários profissionais. Essa cartilha também é passada aos jogadores, que só assinam o contrato quando estão cientes cientes do que vão encontrar na Toca da Raposa.

Para completar, quando chegou ao Valladolid, Ronaldo rapidamente detectou que a estrutura do clube precisava ser melhorada. O Centro de Treinamento e o estádio José Zorrilla receberam investimentos e foram reformados. O mesmo vai acontecer na Toca da Raposa 2, que precisa receber algumas melhorias.

O acesso do Valladolid

Valladolid conquistou o acesso com 24 vitórias, nove empates e nove derrotas - Divulgação/Valladolid - Divulgação/Valladolid
Valladolid conquistou o acesso com 24 vitórias, nove empates e nove derrotas
Imagem: Divulgação/Valladolid

Se por enquanto o Cruzeiro está tranquilo na Série B, com 22 pontos conquistados em 27 possíveis — nove pontos à frente do Grêmio, primeiro clube fora do G4 —, no Valladolid a história foi com muita emoção.

Na Espanha, as três vagas para La Liga são divididas da seguinte maneira: duas são diretas, para o campeão e o vice da La Liga 2, enquanto os clubes que ficam entre o terceiro e sexto lugar disputam o playoff pela última vaga. O Valladolid chegou para a última rodada na terceira posição, com 78 pontos, dois atrás dos líderes Eibar e Almería.

A equipe de Ronaldo venceu o Huesca por 3 a 0, dentro de casa, e foi beneficiado pela derrota do Eibar para o lanterna e já rebaixado Alcorón, por 1 a 0, fora de casa. O título ficou com o Almería, que empatou com o Leganés e superou o Valladolid pelo critério de desempate, que na Espanha é o confronto direto. Eibar x Girona e Las Palmas x Tenerife disputam a última vaga na elite.

Cruzeiro