Topo

Criticados pela torcida, Hugo e Andreas reagem no Fla e decidem clássico

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/05/2022 04h00

Se Hugo e Andreas Pereira carregam algo em comum, além de terem decidido a vitória do Flamengo diante do Fluminense, certamente são as críticas e a desconfiança que já receberam da torcida rubro-negra.

Grandes nomes da virada flamenguista, que encerrou um jejum de cinco partidas sem vitórias no Fla-Flu, ambos protagonizaram falhas que os colocaram em descrédito com os torcedores do Fla, mas foram aplaudidos após o 2 a 1, na noite de ontem (29), no Maracanã.

A começar pelo caso mais recente, o jovem Hugo Souza é o titular na meta flamenguista desde o fim de 2021, enquanto os mais consagrados Diego Alves e Santos sofreram com lesões nos últimos meses.

Porém, seguidas falhas contra Botafogo, Ceará e Sporting Cristal, do Peru, fizeram com que o goleiro voltasse a ser vaiado pelos torcedores.

Diante do último erro, que resultou no gol da equipe peruana pela Libertadores, o técnico Paulo Sousa saiu em defesa do atleta de 23 anos.

"Existem sempre falhas, mas procuramos melhorar. Nesta campanha, sofreu um gol, que foi hoje [terça-feira, dia 24]. É algo que procuramos estabilizar com ele e com todos os jogadores. Dar confiança e trabalhar todos os conceitos. Mas há momentos que nem sempre acontecem as melhores decisões. Ele é um goleiro de 23 anos, é um processo de crescimento."

Já neste domingo, após o ótimo desempenho do goleiro, com cinco defesas, sendo três difíceis, o treinador aproveitou a oportunidade para elogiar o camisa 45 do Rubro-Negro.

"Em todos os outros jogos, os momentos de defesas que ele teve, também mostraram essa confiança [que mostrou contra o Fluminense]. Não tem a ver só com o Hugo, mas com qualquer jogador. É um processo. Há uns que podem demorar um pouco mais. Ele tem vindo trabalhar cada vez mais", disse o treinador sobre o goleiro, que, em sua visão, foi determinante no resultado.

Alvo de Ajax e PSV, da Holanda, ele também foi enaltecido pelo meia Paulo Henrique Ganso, que comentou que foi difícil superar o Fla devido ao desempenho de Hugo. "Tem que dar os parabéns para o Hugo, todo mundo viu o que ele fez. Três ou quatro defesas dificílimas. Infelizmente, o goleiro estava inspirado", comentou o meia.

Durante o clássico, após as duas primeiras intervenções, Hugo teve seu nome gritado pela torcida no Maracanã, ato que seguiu até após o apito final. Nas redes sociais, rubro-negros também se renderam. "Hugo, em noite de Courtois [destaque do Real Madrid na conquista da Liga dos Campeões, no sábado], carregando o Clube de Regatas do Flamengo pra uma vitória no dia de hoje", escreveu uma torcedora.

Noite perfeita para Andreas

Andreas Pereira, jogador do Flamengo, comemora seu gol durante partida contra o Fluminense - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Andreas Pereira, jogador do Flamengo, comemora seu gol durante partida contra o Fluminense
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Em cenário parecido com o de Hugo, Andrea Pereira vive sob desconfiança há mais tempo que o colega de equipe, no entanto.

Desde o equívoco que custou o título da Libertadores de 2021, diante do Palmeiras, o meio-campista deixou de ser titular da equipe, disputando vaga com Thiago Maia e João Gomes.

Andreas voltaria a falhar em um clássico contra o Vasco, em março desse ano, o que o colocou novamente sob desconfiança dos torcedores.

Com mais tempo de cancha desde o início de maio, o camisa 18 tem atuado bem, e, sobretudo nas últimas duas partidas, mostrou que pode recuperar o futebol com a camisa vermelha e preta.

Na noite de ontem, Andreas decidiu o confronto: fez um gol, uma assistência, dois passes decisivos e fez quatro desarmes em campo, segundo a plataforma SofaScorte, especializada em estatísticas, e foi o melhor em campo no Maracanã.

Paulo Sousa também rasgou elogios ao meia, e falou sobre sua intenção para que o atleta siga no clube, já que se aproxima do final do contrato de empréstimo junto ao Manchester United.

"Claro que [a atuação] pesa [pela permanência], e de todos os que temos, é um jogador gostaria de ter a continuidade de seu trabalho. Não depende só de nós, mas do jogador e de seu clube. São dois jogadores [Andreas e Hugo] que trabalham todos os dias, e faz parte desse processo de estarem prontos a ajudar nossa equipe. Andreas fez um jogo extraordinário contra a [Universidad] Católica, e hoje foi determinante, como o Hugo", afirmou.

O próximo compromisso de Andreas, Hugo, Sousa e companhia pelo Flamengo será no domingo (5), diante do Fortaleza, novamente no Maracanã, às 16h (horário de Brasília).