Topo

OPINIÃO

Posse de Bola #232: Hugo herói do Fla-Flu e Corinthians perde a liderança

Do UOL, em São Paulo

30/05/2022 13h11

A oitava rodada do Brasileirão teve mudança de líder, com o Palmeiras superando o Corinthians nos critérios de desempate em um fim de semana também marcado por vitórias de virada do Atlético-MG e do Flamengo, que teve como destaque o goleiro Hugo no Fla-Flu no Maracanã, saindo em alta dias depois de ter sido vaiado por uma falha na Libertadores.

No podcast Posse de Bola #232, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a mudança de mãos da liderança do Campeonato Brasileiro, o desempenho do Corinthians, que chegou a mais um empate em casa e o Flamengo em um dia de herói do goleiro Hugo, até então muito questionado pela torcida rubro-negra.

Para Mauro Cezar, as críticas feitas pelas falhas de Hugo não foram injustas, apesar de considerar absurdas as vaias durante os jogos. Mas em sua avaliação será necessária uma sequência de atuações seguras para que o jovem passe a ter realmente condições de ser o titular do clube da Gávea.

"As críticas feitas ao Hugo são pertinentes, as vaias a ele durante o jogo, aquilo é absurdo, não têm o menor sentido. Mas as críticas não foram gratuitas, ele falhou e muito, muitas vezes. Aí a relação não pode ser paternalista, ele é titular do Flamengo, está jogando, tem que jogar bem, é assim que funciona. Se não tem condição, não pode jogar no Flamengo", diz Mauro Cezar.

"Ele teve uma atuação espetacular mas é um goleiro extremamente inconstante. Para que ele possa de fato convencer de que tudo mudou, ele terá que fazer alguns bons jogos e não apenas um. Ontem ele teve atuação fantástica, legal, tomara que consiga virar esse jogo, é um jovem, tem muito templo pela frente, mas não basta um jogo, até porque são vários jogos errando e com erros de todo tipo, alguns erros um tanto quanto constrangedores até", completa.

Já na avaliação do Corinthians, que empatou o quarto jogo consecutivo, Juca Kfouri afirma que o técnico Vítor Pereira não tem conseguido apresentar evolução no time, criticando também os argumentos utilizados pelo português em entrevista coletiva.

"Não tem acontecido nada, não tem evoluído coisa alguma. Ele usou ontem o argumento resultadista: 'o time está classificado na Libertadores, na Copa do Brasil e está na liderança por pontos no Campeonato Brasileiro, estão reclamando do que?'. Eu tenho para mim que ele fez um contrato curto de propósito, ele não tem a menor intenção em ficar no Brasil. Pode ser uma impressão errada minha, ele não fez um contrato curto para negociar de acordo com os resultados que ele vier a obter", diz Juca.

"Também não se pode exigir dele um baita sucesso com o grupo do Corinthians, comparado com outros grupos que outros clubes têm. Agora, ele não está entregando no momento o mínimo. Ele fez o raciocínio que com o time reserva ganharia dos bolivianos, deu no que deu. Mesmo com o time titular poupado uma semana, jogou como jogou ontem. Quando se falou que agora o Corinthians tinha uma semana para se preparar para o próximo jogo, é verdade, mas não é novidade, porque o time que jogou contra o América-MG praticamente também teve uma semana de treinamento e foi o desastre que foi", conclui.

O programa também analisa a vitória do Palmeiras sobre o Santos no clássico disputado na Vila Belmiro, com pênalti perdido por Raphael Veiga, o Atlético-MG vice-líder após virar contra o Avaí, o tropeço do São Paulo no Morumbi diante do Ceará e o 14º título do Real Madrid na Liga dos Campeões, com gol de Vinícius Júnior.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.