Topo

Atlético-MG

Mais que liderança, Atlético-MG x Palmeiras põe Turco em xeque

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

30/05/2022 04h00

O confronto entre Atlético-MG e Palmeiras, próximo domingo (5), no Allianz Parque, pode valar a liderança do Brasileirão. O encontro, no entanto, colocará em jogo mais que a ponta da tabela. Com o Galo vivendo momento de instabilidade, Turco Mohamed passou a ser questionado de maneira mais contundente. Coincidentemente, desde que o treinador argentino passou a ser contestado, o Verdão será o adversário mais forte que o Alvinegro enfrentará.

A partida colocará o treinador argentino e seus comandados diante do atual campeão da Libertadores e líder do Brasileiro, com a mesma pontuação do Galo, mas com melhor saldo de gols. Na competição continental, o Palmeiras terminou a fase de grupos no primeiro lugar geral, com 100% de aproveitamento e empilhando recordes.

Diferentemente de Turco, o português Abel Ferreira, que está em sua terceira temporada no Palmeiras, é visto como o principal técnico em atividade no país e vive ótimo momento.

Uma vitória alvinegra serviria não só para colocar o time na tabela, mas também para acalmar os ânimos em relação ao treinador. Por outro lado, um revés só não deixará a situação ainda mais quente se houver um desempenho satisfatório. Apesar dos questionamentos, Turco tem bons números, visto que é vice-líder do Brasileirão e garantiu o Galo nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil. O grande problema é quando o seu time é comparado com a equipe de Cuca do ano passado, quando o Alvinegro conquistou os títulos dos dois torneios nacionais e do Mineiro.

Maio foi de altos e baixos para o Atlético — os questionamentos já começaram no fim de abril, após os empates consecutivos contra Coritiba, Goiás e Independiente del Valle. A situação piorou com as derrotas para o América-MG (Brasileirão) e o Tolima, no encerramento da fase de grupos da Libertadores, em pleno Mineirão.

Mesmo classificado em primeiro no grupo, o revés para os colombianos fez com que parte da torcida vaiasse a equipe no Mineirão. O resultado negativo fez o Atlético perder a invencibilidade de 18 jogos na Libertadores, o que pesou para o descontentamento do torcedor, já que contra o América o Galo tinha perdido outro tabu: 36 jogos sem perder como mandante.

Contra o Palmeiras, o Turco Mohamed terá uma rara semana cheia para preparar o time. No entanto, a equipe sofre com baixas por lesões e convocações a seleções. O Galo não tem o meia Zaracho, os atacantes Eduardo Vargas e Keno lesionados, além de Guilherme Arana e Godin que estão com suas respectivas seleções. O lateral esquerdo Dodô, em transição, dificilmente reunirá condições de jogo diante do Palmeiras também.

Atlético-MG