Topo

Brasileirão - 2022

Veiga perde pênalti, Gómez marca e Palmeiras bate o Santos para ser líder

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/05/2022 18h00Atualizada em 29/05/2022 20h01

Nem mesmo o primeiro pênalti perdido por Raphael Veiga com a camisa alviverde e nem a boa partida do Santos impediram o Palmeiras de sair da Vila Belmiro com a vitória por 1 a 0. Na tarde de hoje (29), o time comandado pelo auxiliar João Martins suportou a pressão santista, reagiu no fim e venceu o clássico com um gol, aos 35 minutos da etapa final, anotado pelo zagueiro Gustavo Gómez.

Com o resultado, o Verdão chegou aos 15 pontos e assumiu a liderança do Brasileirão, ultrapassando o Corinthians, que ficou no empate com o América-MG, em São Paulo. O Peixe permanece com 11 pontos e se afastou do G4.

Na próxima rodada, o Alvinegro Praiano visita o Athletico-PR, sábado (4), às 19h (horário de Brasília). Os palmeirenses recebem o Atlético-MG, domingo (5), às 16h.

Live do Santos

Live do Palmeiras

Quem foi bem: Marcelo Lomba

Quando o Santos era superior na partida, sobretudo na primeira etapa, o Palmeiras só não ficou em desvantagem no placar graças ao goleiro Marcelo Lomba. Substituindo Weverton, que está na seleção brasileira, o camisa 42 fez três defesas difíceis e atuou com segurança nos lances restantes.

Quem foi mal: Gabriel Menino

A boa atuação do meio-campo santista esteve diretamente relacionada à falta de intensidade entre o mesmo setor no Palmeiras. Substituindo Danilo, convocado por Tite, Gabriel Menino se mostrou desligado e colaborou pouco na marcação, contribuindo para que o Peixe chegasse em consecutivas oportunidades à meta alviverde.

Veiga perde primeiro pênalti pelo Palmeiras

Raphael Veiga, do Palmeiras, se prepara para bater pênalti contra o Santos no Brasileirão - JOTA ERRE/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO - JOTA ERRE/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Raphael Veiga, do Palmeiras, se prepara para bater o pênalti desperdiçado contra o Santos
Imagem: JOTA ERRE/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Demorou, mas aconteceu. Após revisão pelo VAR e confirmação da falta de Rodrigo Fernández, Raphael Veiga perdeu seu primeiro pênalti vestindo a camisa do Palmeiras. Até então, ele havia convertido 24 penalidades. Diante de João Paulo, o meia deslocou o goleiro e mandou no alto, mas acertou a trave. Agora, a taxa de conversão de Veiga é de 96%.

Peixe faz 1° tempo intenso, mas não marca

O primeiro tempo do Santos foi animador, com a marcação pressionando o meio-campo adversário e várias oportunidades para marcar. Sozinho na área, Léo Baptistão recebeu de Marcos Leonardo e desperdiçou. Aos 10', após bate e rebate na área palmeirense, Sandry encheu o pé e mandou por cima do gol. Aos 20', Baptistão fez boa jogada individual chutou firme e obrigou Marcelo Lomba a fazer ótima intervenção.

Faltando pouco tempo para o intervalo, Marcos Leonardo foi à rede, mas, acionado pelo VAR, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira viu empurrão de Léo Baptistão no início da jogada e anulou o gol. Nos acréscimos, foi o Palmeiras quem assustou — duas vezes com Rony, que desperdiçou. Na segunda etapa, o time diminuiu o ritmo e viu o Palmeiras reagir e buscar a vitória.

Reativo, Palmeiras leva perigo e cresce no fim

Se os donos da casa foram superiores e ocuparam mais o campo ofensivo, os palmeirenses tampouco deixaram de atacar. Se aproveitando dos erros adversários, o time comandado hoje por João Martins levou perigo em três oportunidades, com Rony, duas vezes, e Raphael Veiga. Na segunda etapa, porém, o Palmeiras aumentou o ritmo e chegou mais à área santista. Primeiro, desperdiçou o pênalti com Veiga. Depois, após cruzamento na grande área, Gómez subiu bem, cabeceou e contou com desvio na zaga para vencer João Paulo: 1x0 Palmeiras.

Bustos perde primeira na Vila

Desde que Fabián Bustos assumiu a equipe, o Peixe somava sete vitórias e um empate na Vila Belmiro. No Brasileirão, haviam sido três vitórias em três partidas até a tarde de hoje, em que o treinador conhece sua primeira derrota na casa santista.

Ação contra o racismo

O clássico na Vila foi marcado também pela primeira ação entre o Santos e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, órgão que monitora e divulga casos de racismo e ações afirmativas no futebol do Brasil. Clube e entidade assinaram um termo de parceria de cooperação institucional. No ato inicial, os jogadores do Peixe entraram em campo com camisas do torcedor antirracista.

Deixou saudade, torcedor?

A Vila Belmiro teve uma visita ilustre na tarde de sol deste domingo. O zagueiro Luan Peres, ex-Santos e hoje no Olympique de Marselha, acompanhou o clássico contra o Palmeiras na casa do Peixe. Antes da bola rolar, ele posou ao lado de Angelo, que se recupera de lesão.

Continua o tabu desde 2019

O Santos entrou em campo com um tabu para superar contra o Palmeiras: vencer o rival após cerca de dois anos e meio de seis derrotas, incluindo a final da Libertadores de 2020, e dois empates. Porém, o cabeceio de Gustavo Gómez estende um pouco mais a sina santista contra o time alviverde.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 0 x 1 PALMEIRAS
Competição:
Brasileirão, oitava rodada
Data e horário: 29 de maio de 2022 (domingo), às 16h (de Brasília)
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Rodrigo Fernández, Vinícius Zanocelo e João Paulo (SAN); Gabriel Menino (PAL)
Gol: Gustavo Gómez, aos 35 minutos do 2º tempo

SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Sandry (Bruno Oliveira) e Vinícius Zanocelo (Lucas Braga); Léo Baptistão (Rwan), Jhojan Julio (Ricardo Goulart) e Marcos Leonardo (Ângulo). Técnico: Fabián Bustos.

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo (Naves) e Jorge; Gabriel Menino (Fabinho), Zé Rafael e Raphael Veiga (Breno Lopes); Dudu (Rafael Navarro), Rony (Atuesta) e Gustavo Scarpa. Técnico: João Martins (auxiliar - Abel Ferreira cumpriu suspensão)