Topo

Grêmio

Grêmio tem dupla Geromel e Kannemann pela primeira vez na Série B

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/05/2022 04h00

Pedro Geromel e Walter Kannemann estarão juntos novamente, hoje (29), mas vai ser diferente. A histórica dupla de zaga do Grêmio faz junta o primeiro jogo neste ano diante do Vila Nova, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Além do cenário totalmente distinto do histórico multicampeão da parceria, a formação vai botar os dois em meio a algo inédito na trajetória dentro do clube gaúcho.

Vila Nova e Grêmio jogam às 16h (de Brasília), no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O time de Roger Machado tenta voltar ao G4, enquanto a equipe da casa quer escapar do Z4.

Geromel e Kannemann não jogam juntos desde 5 de dezembro, quando atuaram no empate do Grêmio diante do Corinthians, na penúltima rodada do Brasileirão de 2021. O argentino ficou fora por cinco meses, em virtude de cirurgia no quadril por conta de lesão, e voltou a atuar na terça-feira, na Recopa Gaúcha.

Os dois jogadores marcaram a era vencedora do Grêmio, que começou no final de 2016. Os títulos em série chegaram a dar origem a uma tradição. Geromel de um lado e Kannemann de outro, com um troféu ao centro e beijo da dupla em cada flanco da taça. Foi assim na Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e cinco edições do Gauchão. Agora, o reencontro é em jogo onde o Grêmio luta para voltar ao topo da tabela da Série B. E também é a primeira partida onde um novo esquema tático está mais claro. Evidente.

A formação tem muito a ver com os dois zagueiros, que atuarão pela primeira vez em uma linha com três homens à frente do goleiro. De 2016 até agora, Geromel e Kannemann nunca jogaram no 3-5-2. O Grêmio de 2022 começa a migrar para a formação em busca de volume e domínio à frente, mas também passará a exigir mais dos experientes zagueiros. Justamente na parte física, um adversário a mais para a dupla.

"Com três centrais, posso ter um pino central mais leve. Consigo ter dois centroavantes ou centroavante de variação e alas para cruzamento no terço final. Funcionou bem. A gente sabe que o nível é diferente, mas o que interessou foram as engrenagens", disse Roger Machado, treinador do Grêmio, depois da goleada diante do Glória-RS.

Kannemann é tratado como um reforço que vai além do campo. Passa pelo lado anímico, psicológico. A imagem dele ao lado de Geromel, pela primeira vez em um jogo de Série B, também é uma página de destaque na temporada gremista.

FICHA TÉCNICA:

VILA NOVA x GRÊMIO
Competição:
Série B - Nona rodada
Data e hora: 29 de maio de 2022 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Transmissão na TV: Globo (somente para o RS), SporTV e Premiere
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Auxiliares: Daniel Ziolli (SP) e Fabrini Costa (SP)
VAR: Caio Max Vieira (RN)

VILA NOVA: Georgemy; Alex Silva, Rafael Donato, Renato e Willian Formiga (Bruno Collaço); Rafinha, Ralf e Wagner ; Matheuzinho, Daniel Amorim e Victor Andrade (Jean Silva). Técnico: Dado Cavalcanti

GRÊMIO: Brenno; Geromel, Bruno Alves e Kannemann; Sarará, Villasanti, Lucas Silva (Campaz), Bitello e Nicolas; Elkeson (Biel) e Diego Souza. Técnico: Roger Machado

Grêmio