Topo

Brasileirão - 2022

Em jogo de chances perdidas, Athletico-PR bate Cuiabá na Arena Pantanal

Colaboração para o UOL, em Maceió

29/05/2022 20h00

Depois de muitas tentativas ao longo dos 90 minutos, o Athletico-PR conseguiu passar pelo goleiro Walter e vencer o Cuiabá por 1 a 0, na noite de hoje (29), em partida válida pela oitava rodada do Brasileirão, na Arena Pantanal, no Mato Grosso. Vitor Roque marcou o gol da vitória.

O resultado faz o Furacão saltar para a sexta posição da tabela, com 12 pontos, enquanto o Dourado permanece na 16ª posição, flertando com o rebaixamento, com apenas oito pontos somados. O próximo desafio do Dourado será contra o América-MG, sábado (4), às 16h30 (de Brasília). Já o Furacão encara o Santos no mesmo dia, mas às 19h, ambos pelo Nacional.

Dupla imbatível

Não teve para ninguém e a dupla de zagueiros Pedro Henrique e Nicolás Hernández foram os responsáveis por impedir qualquer tentativa do Cuiabá de tentar conquistar uma vitória dentro de casa. Juntos bloquearam, interceptaram e venceram duelos aéreos, anulando completamente o ataque montado pelo técnico Luiz Fernando Iubel.

Jenison completamente anulado

O atacante Jenison, do Cuiabá, deixou a desejar ao não conseguir mostrar sua arte e nem ao menos ser acionado por Alesson e Valdivia. Somados a isso, não conseguiu furar o bloqueio montado pelo setor defensivo em nenhuma oportunidade e acabou sendo substituído, dando lugar ao meia Everton.

Dourado não mostra perigo

O Cuiabá conseguiu manter a posse de bola em boa parte da primeira e da segunda etapa, mas sem oferecer real perigo ao Athletico-PR. Valdivia e Alesson foram os mais acionados pelo lado Dourado, mas o meia e o atacante não conseguiam acionar Jenison para abrir o marcador.

Furacão superior, mas sem mira

O Furacão teve tranquilidade defensiva e pôde sair para o ataque, estando mais perto do gol a maior parte dos dois tempos, exigindo boas defesas de Walter, grande responsável para que a igualdade fosse mantida no placar até os 39 do segundo tempo.

Demorou, mas saiu

Depois de muitas tentativas, a contratação mais cara da história do Athletico-PR (R$ 24 milhões), Vitor Roque, resolveu o jogo. Depois de receber um cruzamento de Abner na área, dominar e brigar com três marcadores, apenas chutou para abrir o placar na Arena Pantanal.

Segundo tempo atrasa

Um problema no equipamento de comunicação do árbitro Bráulio da Silva Machado com a cabine do VAR atrasou por pelo menos três minutos o início do segundo tempo.

Cronologia

Foram poucas as oportunidades de inaugurar o marcador, mas a maioria foi criada pelo Athletico, em cinco oportunidades. O Cuiabá só conseguiu responder aos 43', com Valdivia. A volta para o segundo tempo não foi muito diferente. Rodriguinho, do Cuiabá, tentou aos 6', mas o Furacão respondeu aos 7', com Cuello, aos 15', com Pablo, e, aos 27', com Léo Cittadini, e novamente Pablo, após dois minutos. Depois disso, ambas equipes baixaram o ritmo e pouco tentaram mudar o marcador, com o Furacão voltando a atacar efetivamente apenas aos 39, que resultou no único gol do jogo.

FICHA TÉCNICA:

CUIABÁ 0 x 1 ATHLETICO-PR
Competição: Campeonato Brasileiro - 8ª rodada
Data e horário: 29 de maio de 2022, às 18h (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (Fifa/RJ)
Árbitro: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Árbitro: Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
Cartões amarelos: Alesson, Felipe Marques, Rivas e Valdívia (CUI)
Gol: Vitor Roque (CAP), aos 39 do 2º T
CUIABÁ: Walter, Daniel Guedes, Alan Empereur, Marllon, Uendel, Rivas (Camilo), Pepê, Valdívia (Marquinhos), Alesson (André Luís), Jenison e Felipe Marques (Rodriguinho). Técnico: Luiz Fernando Iubel.
ATHLETICO: Bento, Khellven, Pedro Henrique, Nicolás Hernández, Abner Vinícius, Erick, Matheus Fernandes, Terans (Léo Cittadini), Pedro Rocha, Pablo e Cuello (Vitor Roque). Técnico: Luís Felipe Scolari