Topo

Brasileirão - 2022

Coritiba domina, vence, entra no G4 e encerra sequência invicta do Botafogo

Colaboração para o UOL, em Maceió

29/05/2022 18h01

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Botafogo na tarde de hoje (28) pela 8ª rodada do Brasileirão, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, e acabou com a série invicta do rival. O time carioca não perdia há oito jogos. O único gol da partida saiu dos pés de Igor Paixão, aos 27 da primeira etapa.

Com o resultado, o Coritiba entrou no G4, assumindo a quarta posição, com 13 pontos. Já o Botafogo cai para o sétimo posto, com 12. Na próxima rodada, o Botafogo encara o Goiás, dentro de casa, no dia 6 de junho, às 20h. Já o Coritiba encara o Ceará, às 19h, sábado (4).

Fim da sequência positiva

Desde o dia 17 de abril, quando venceu o Ceará fora de casa, o Botafogo não sabia o que era perder. Além da equipe cearense, o Botafogo venceu Flamengo e Fortaleza, empatou com Juventude, Atlético-GO e Atlético-MG, todos pelo Brasileirão. Pela Copa do Brasil, venceu os dois jogos do Ceilândia, totalizando oito jogos sem derrota.

Oito anos e um tabu

O triunfo diante do Botafogo também representa uma quebra de tabu que já durava oito anos. O último triunfo do Coritiba sobre o Alvinegro foi no dia 22 de outubro de 2014, quando venceu por 2 a 0 pelo Brasileiro. Cabe destacar que os dois últimos duelos aconteceram na Série B do ano passado, competição em que o Botafogo foi campeão e o Coxa terminou em terceiro lugar.

Igor Paixão aproveita a chance

O Botafogo não esteve bem na partida, mas as constantes falhas defensivas não tiraram o mérito de Igor Paixão, do Coxa, ao marcar o único gol do jogo e o seu 10º gol na temporada. Cria da base, o jogador tem despertado interesse de equipes do Brasil e do exterior.

Chay tem retorno difícil

O retorno de Chay ao time titular não resolveu os problemas de criação do Botafogo. O meia, que ficou de fora do duelo da última semana, contra o América-MG, por conta de uma gripe, se empenhou e acertou passes, mas perdeu muitas vezes a bola e não conseguiu mostrar o que tem de melhor.

Coritiba aposta na defesa

O Coritiba mostrou mais eficiência que o Botafogo durante boa parte dos 90 minutos. Com uma defesa fechada montada com Matheus Alexandre, Guilherme de los Santos, Marcio Silva e Guilherme Biro, o Botafogo ofereceu pouco perigo aos mandantes. Apesar de ir bem na zona defensiva, perdeu muito espaço no meio de campo e foi pressionado nas laterais, mas conseguiu abrir o marcador e segurar o resultado.

Botafogo não passa da defesa

O Botafogo não jogou bem, perdeu a bola em vários momentos e o lado esquerdo, com Daniel Borges, não funcionou. Apesar disso, dominou o meio de campo, colocou pressão na segunda etapa, mas pecou nos passes e nas tentativas de furar a defesa. As melhores chances foram pela direita, principalmente com Victor Sá.

Cronologia

O Coritiba começou pressionando e abriu o placar logo aos 27 do primeiro tempo. Igor Paixão aproveitou lançamento de Val dentro da área e empurrou para dentro. O Botafogo só conseguiu responder aos 42, com Del Piage, mas sem resultado. A segunda etapa não foi tão diferente, o Coritiba mais uma vez começou pressionando, mas dessa vez com Fabrício, aos 6. Lucas Fernandes, do Bota, respondeu aos 12 e o Coxa voltou a atacar aos 18, com Léo Gamalho, mas todas as tentativas sem resultado. O jogo permaneceu truncado, com o Coritiba se defendendo e o Botafogo pressionando, mas sem desfecho.

FICHA TÉCNICA:
CORITIBA 1 X 0 BOTAFOGO

Motivo: 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data e horário: 29 de maio de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Auxiliares: Leonardo e Kleber Lucio Gil
Cartões amarelos: Víctor Cuesta, Erison e Chay (BOT); Guillermo de los Santos, Val, Alex Muralha (CFC)
Gols: Igor Paixão (CFC), aos 28 do 1º T;

Coritiba: Alex Muralha, Matheus Alexandre, Guillermo de los Santos, Marcio Silva, Guilherme Biro (Diego), Willian Farias, Val (Bernardo), Thonny Anderson (Régis), Fabrício (Pablo García), Léo Gamalho (Clayton) e Igor Paixão. Técnico: Gustavo Morínigo.

Botafogo: Gatito Fernández, Saravia (Hugo), Kanu, Víctor Cuesta, Daniel Borges, Luís Oyama, Del Piage (Lucas Fernandes), Chay (Matheus Nascimento), Diego Gonçalves (Lucas Piazon), Erison e Victor Sá. Técnico: Luís Castro.