Topo

Como Palmeiras quer superar ausência 'comemorada' de Danilo contra o Santos

Danilo abriu o placar para o Palmeiras no jogo contra a Juazeirense, válido pela Copa do Brasil Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata e Lucas Musetti Perazolli

Do UOL, em São Paulo e Santos (SP)

29/05/2022 04h00

Nos bastidores, o Santos comemorou a convocação de Danilo, do Palmeiras, para a seleção brasileira. A comissão técnica do Peixe entende que o Verdão fica menos forte sem o meio-campista de 21 anos.

O Palmeiras admite a ausência sentida de Danilo, mas espera manter o bom nível do seu meio-campo no clássico de hoje (29), às 16h, na Vila Belmiro, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Abel Ferreira disse que o Verdão não era obrigado, mas aceitou a liberação do camisa 28 para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, nos dias 2 (quinta-feira) e 6 de junho (segunda).

"É um jogador fora da caixa. Quando nós chegamos, começamos a apostar nele, porque apostar na formação tem a ver com isso. A velocidade da formação não é igual para todos. Lembro perfeitamente que, quando Felipe Melo teve uma lesão contra o Vasco, ele [Danilo] aproveitou a oportunidade, começando a conquistar seu espaço. Mas a oportunidade dele não é só de agora, é de treinos diários. Meu critério de escolha não tem a ver com idade, nem com se é da base ou se foi contratado. Tem a ver com o esforço diário, com exigência de treino", disse o treinador português.

O provável substituto de Danilo contra o Santos é Gabriel Menino. O também jogador da base do Palmeiras atuou na função de primeiro volante na vitória por 4 a 1 sobre o Deportivo Táchira, na última terça-feira (24), no Allianz Parque, pela Libertadores da América.

Outros desfalques do Palmeiras são Weverton (seleção brasileira), Kuscevic (seleção chilena) e Piquerez, Mayke e Gabriel Verón (departamento médico).

Mudanças no Santos?

O Santos treinou três vezes antes do clássico contra o Palmeiras e teve tempo suficiente para o técnico Fabián Bustos testar variações táticas. O argentino observou o time com três zagueiros e também com três volantes.

Independentemente da escalação, a ideia de Bustos é se aproveitar do meio-campo mais leve do Palmeiras para controlar o jogo em casa, apostando na perda de marcação com a ausência de Danilo.

Meio-campo verde deve te reforço de Veiga

Se por um lado perde Danilo, o Palmeiras deve ter à disposição Raphael Veiga para enfrentar o Santos. O meio-campista estava com covid-19 e desfalcou o Palmeiras contra o Juventude (Brasileirão) e contra o Táchira (Libertadores).

Embora seja evidente que o Palmeiras perde muito sem Danilo, a expectativa da comissão técnica é que Gabriel Menino repita o bom desempenho que teve nos últimos três jogos.

De fato, do ponto de vista da dinâmica de jogo, o Palmeiras não muda tanto sem Danilo, já que Menino tem características semelhantes às do volante da seleção brasileira.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS x PALMEIRAS
Competição: Campeonato Brasileiro - 8ª rodada
Data e hora: 29 de maio de 2022 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa/SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse (Fifa/SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Wagner Reway (PB)

SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Vinicius Zanocelo e Ricardo Goulart (Sandry ou Emiliano Velázquez); Léo Baptistão, Jhojan Julio e Marcos Leonardo. Técnico: Fabián Bustos

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Jorge; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Gustavo Scarpa. Técnico: Abel Ferreira

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como Palmeiras quer superar ausência 'comemorada' de Danilo contra o Santos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2022