Topo

Brasileirão - 2022

Botafogo defende tabu contra o Coritiba de olho no G4 do Brasileirão

Rafael Navarro comemora gol pelo Botafogo diante do Coritiba, pela 21ª rodada da Série B de 2021 - Robson Mafra/AGIF
Rafael Navarro comemora gol pelo Botafogo diante do Coritiba, pela 21ª rodada da Série B de 2021 Imagem: Robson Mafra/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

29/05/2022 04h00

Coritiba e Botafogo se enfrentam hoje (29), às 16h, no Couto Pereira, em busca das primeiras posições da tabela do Campeonato Brasileiro. O empate na última rodada com o América-MG fez o Alvinegro perder a chance assumir a liderança. Almejando o G4, o clube carioca tem a seu favor uma sequência de quase oito anos sem perder para a equipe paranaense.

O retrospecto favorável ao Alvinegro engloba quatro vitórias e quatro empates neste período. O último triunfo do Coritiba foi em 22 de outubro de 2014, no palco da partida de logo mais, quando triunfou por 2 a 0, pelo Brasileiro. Cabe destacar que os dois últimos duelos aconteceram na Série B do ano passado, competição em que o Botafogo terminou campeão e o Coxa ficou em terceiro.

Atualmente, o Botafogo soma 12 pontos e é o quinto colocado no Brasileirão. Ao todo, conquistou três vitórias, três empates e uma derrota. Enquanto isso, o Coxa, com dez pontos, ocupa a oitava posição com três vitórias, um empate e três derrotas.

O Glorioso conta com outro retrospecto favorável, visto que está embalado na temporada e acumula uma sequência invicta de também oito jogos. Esta, no entanto, refere-se a cinco vitórias e três empates. Todas sob o comando de Luís Castro, que ainda não perdeu a beira do campo com o Alvinegro.

Bota leva torcedor para ambiente do elenco

O Botafogo anunciou novidades para o Camisa 7, programa de sócios-torcedores que, atualmente, conta com mais de 37 mil adeptos. Para o duelo contra o Coritiba, os alvinegros inscritos poderão viajar no mesmo voo que o elenco, dividir o hotel e assistir ao jogo. Para participar, os torcedores tiveram de acessar a plataforma oficial e resgatar o pacote por '700 pontos'. A promoção foi limitada a dois participantes.

"A instituição tem a chance de reinventar este tipo de produto no Brasil. Para um torcedor, algumas coisas não possuem valor material, não é possível medir a emoção de viajar, estar no mesmo ônibus e se alimentar com os atletas do clube do coração, isso não tem preço," explicaou Jorge Braga, CEO do Botafogo.

Braga explica que a gestão busca valorizar o conceito da "Família Botafogo", filosofia implementada e citada inúmeras vezes pelo técnico Luís Castro e que consiste na união entre clube, torcida, jogadores e comissão técnica.

"Existe a família que convivemos durante a nossa vida, mas também nos aproximamos de outros grupos durante o caminho. A nossa campanhas buscam aflorar o sentimento familiar, mostrando que todos os botafoguenses fazem parte desta nova etapa. Para isso, queremos oferecer um combo de experiências antes e depois do jogo, facilidades de acesso, ações que os levem para perto de seus ídolos. É um desafio de mudar essa cultura e poder proporcionar atrativos que permitam tudo isso", apontou o dirigente.

FICHA TÉCNICA:

CORITIBA x BOTAFOGO
Competição
: Campeonato Brasileiro - Oitava rodada
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data e hora: 29 de maio de 2022 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

CORITIBA: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Guillermo, Marcio Silva (Thallison Gabriel) e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias, Val e Robinho; Igor Paixão, Léo Gamalho e Fabrício Daniel. Técnico: Roberto Acuña (auxiliar).

BOTAFOGO: Gatito; Saravia, Kanu, Cuesta e Daniel Borges; Oyama, Tchê Tchê (Lucas Fernandes), Chay; Diego Gonçalves (Patrick de Paula) Victor Sá e Erison. Técnico: Luís Castro