Topo

Brasileirão - 2022

Atlético-MG leva susto, mas vira sobre o Avaí e é vice-líder do Brasileiro

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

29/05/2022 20h59

Não bastasse a frustração na derrota para o Tolima na Libertadores, o Atlético-MG deu um pequeno susto em seu torcedor diante do Avaí, na noite de hoje (29). No entanto, diferentemente do jogo passado, dessa vez o Galo conseguiu um final feliz no Mineirão. A equipe entrou em campo fora do G4, saiu atrás no placar, mas conseguiu buscar a vitória diante dos catarinenses por 2 a 1, de virada. Morato marcou para o Avaí, mas Hulk e Sasha deram a vitória à equipe mineira.

O resultado coloca o Atlético na segunda colocação do Brasileirão, com 15 pontos. O saldo de gols é o que separa o time alvinegro do Palmeiras, atual líder da competição: o alviverde tem oito contra cinco do Galo. As duas equipes terão um confronto direto pela liderança no próximo domingo (5), às 16h (de Brasília), no Allianz Parque.

Já o Avaí joga um dia antes, sábado (4), contra o São Paulo, na Ressacada, às 19h. A equipe está na 12ª posição, com dez pontos. No entanto, o Internacional recebe o Atlético-GO, amanhã (30), no complemento da rodada e pode ultrapassar os catarinenses na tabela.

O jogo do Galo: propositivo, mas com poucas chances claras

Com posse de bola dominante e um alto número de finalizações, principalmente no primeiro tempo, o Atlético dominou as ações, mas as estatísticas teimavam em não se converter em grandes chances. A melhor oportunidade do Galo na primeira etapa foi em uma cobrança de falta de Nacho Fernandéz que resultou em uma cabeceada de Sasha na trave, aos 24 minutos.

O jogo do Avaí: à espera de um vacilo atleticano

A equipe catarinense não viajou para Belo Horizonte com a intenção de bater de frente com o Atlético. Tanto é que a primeira finalização da equipe ocorreu apenas aos 35 da primeira etapa, com Guilherme Bissoli, que chutou à esquerda do goleiro Everson. A estratégia foi a de tentar se aproveitar dos erros do Galo para sair no contra-ataque, mas o time encontrava dificuldades para tal.

A sorte encontra o Avaí pelos pés de Otávio

Na busca pelo erro do Galo, o Avaí conseguiu abrir o placar. Aos 40 da primeira etapa, o volante Otávio quis recuar para Everson, mas o passe não foi nada bom. Morato se adiantou, roubou a bola e finalizou no canto do goleiro Everson, quando o Atlético estava melhor na partida.

Segundo tempo inflamado para o Galo

Perdendo o jogo, o Atlético voltou ainda com mais ímpeto para a segunda etapa. A equipe alvinegra seguiu dominando as ações, criando chances, até que Hulk empatou o jogo, aos 7'. Mariano levantou da direita, o atacante dominou e bateu colocado no canto direito do goleiro Douglas. A persistência do Atlético foi premiada. Aos 20', Sasha mandou no canto direito de Friedrich, após cobrança de escanteio de Nacho, e colocou o Galo à frente no placar.

Quem foi bem: Hulk domina a artilharia

Artilheiro disparado do Galo no ano, Hulk não desapontou mais uma vez. O jogador empatou a partida e marcou o 19º gol no ano em 21 jogos com a camisa do clube alvinegro na temporada. No Mineirão, são 14 gols em 11 jogos do atacante no ano.

Quem foi mal: Otávio falhou e quase custou caro

O meio-campista fez uma partida no mesmo nível do que vem apresentando na temporada, mas a falha no gol de Morato custou caro ao time alvinegro, que vinha melhor no jogo.

Jogo termina com lateral no gol

O goleiro Douglas Friedrich foi expulso na reta final, aos 42' da etapa final, após cometer falta em Ademir. Sem poder fazer mais substituições, o técnico Eduardo Barroca mandou o lateral direito Kevin para o gol. "Tanto no rachão e também no futsal, eu tinha sido goleiro. Então, tenho mais ou menos uma noção", disse o goleiro o improvisado, que fez apenas uma defesa, mas sem grandes dificuldades.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO 2 x 1 AVAÍ
Competição:
Campeonato Brasileiro - 8ª rodada
Data e hora: 29 de maio de 2022 (domingo), às 19 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Tiago Gomes da Silva (GO)
VAR: Rodrigo Carvalhães de Miranda (PR)
Gols: Morato, aos 40 minutos, do 1º tempo (AVA); Hulk (CAM), aos 7', e Sasha (CAM), aos 20' do segundo tempo
Cartões amarelos: Mariano e Jair (CAM); Raniele e Eduardo (AVA)
Cartão vermelho: Douglas Friedrich

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Rever, Alonso e Rubens (Guilherme Castilho); Otávio, Jair e Nacho; Ademir (Savinho), Sasha (Guga) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed.

AVAÍ: Douglas Friedrich; Kevin, Bressan (Rodrigo Freitas), Arthur e Cortez; Raniele, Eduardo (Muriqui) e Jean Cléber; Willian Pottker, Morato (Dentinho) e Bissoli. Técnico: Eduardo Barroca.