Topo

Brasileirão - 2022

Só metade dos clubes da Série A marcou mais gols que Calleri no Brasileirão

Calleri comemora gol marcado de pênalti para o São Paulo na partida contra o Cuiabá, válida pelo Campeonato Brasileiro - Marcello Zambrana/AGIF
Calleri comemora gol marcado de pênalti para o São Paulo na partida contra o Cuiabá, válida pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

28/05/2022 04h00

Com sete gols em sete jogos, o argentino Jonathan Calleri é o grande goleador do Brasileirão até o momento. Além de ocupar a artilharia isolada, o atacante do São Paulo também ostenta outra marca: apenas metade dos clubes da Série A já balançou as redes adversárias mais vezes do que ele.

Ao todo, são dez equipes que fizeram mais de oito gols até agora na competição. Graças à ajuda de Calleri, o São Paulo marcou 12 tentos e divide o posto de equipe mais goleadora do Brasileirão com o Palmeiras. A dupla é acompanhada por Atlético-MG, Botafogo, Corinthians e Coritiba, todos com 11 gols.

Na sequência vem o Santos, com dez, seguido pelo Bragantino, com nove. Fechando esta lista estão América-MG e Avaí, que marcaram oito gols.

Já Fluminense, Flamengo, Goiás, Internacional e Juventude possuem a mesma quantidade de gols de Calleri. Abaixo do atacante são-paulino estão Ceará e Cuiabá, com seis gols, seguido por Athletico-PR e Atlético-GO, ambos com cinco. O Fortaleza, com três tentos, ocupa a lanterna deste ranking.

Tendo marcado o equivalente a um gol por partida, Calleri é o único jogador da Série A que disputou mais de uma partida a ostentar tal média, de acordo com dados do 'FootStats'.

Ranking de gols marcados (ordem alfabética):

  1. Palmeiras (12 gols)
  2. São Paulo (12)
  3. Atlético-MG (11)
  4. Botafogo (11)
  5. Corinthians (11)
  6. Coritiba (11)
  7. Santos (10)
  8. Bragantino (9)
  9. América-MG (8)
  10. Avaí (8)
  11. Flamengo (7) <-- Jonathan Calleri
  12. Fluminense (7)
  13. Goiás (7)
  14. Internacional (7)
  15. Juventude (7)
  16. Ceará (6)
  17. Cuiabá (6)
  18. Athletico-PR (5)
  19. Atlético-GO (5)
  20. Fortaleza (3)