Topo

São Paulo vacila, cede empate ao Ceará e desperdiça chance de ser líder

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

28/05/2022 21h01

Jogando em casa, o São Paulo desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite de hoje (28), em confronto com o Ceará, pela oitava rodada, o Tricolor teve início fulminante, chegou a ficar na frente do marcador duas vezes, mas em lances de desatenção defensiva acabou sofrendo gols da equipe visitante e ficou no empate em 2 a 2, no estádio do Morumbi.

O time do técnico Rogério Ceni foi melhor no primeiro tempo e, com sete minutos de jogo, já estava na frente. O Tricolor ainda teve dois gols bem anulados ainda na etapa inicial, porém não conseguiu ampliar a vantagem. Na volta do intervalo, o Vozão equilibrou a partida, foi superior e conseguiu o empate com o colombiano Steven Mendoza. Ao fim da partida, os são-paulinos vaiaram o desempenho da equipe da casa.

Com o resultado, o Tricolor chegou a 13 pontos, um a menos que o Corinthians, que está na ponta da tabela e recebe, amanhã (29), o América-MG, na Neo Química Arena. Já o Ceará, que faz excelente campanha na Copa Sul-Americana — garantiu o melhor retrospecto com 100% de aproveitamento na fase de grupos —, ainda anão se achou no Nacional e segue na zona de rebaixamento, com seis pontos e no 18° posto.

Quem foi bem: Calleri

Fez três gols em seus três primeiros toques na bola, porém dois deles foram anulados pela arbitragem. Ainda deu uma assistência e não deixou a zaga do Ceará ter sossego durante todo o tempo em que esteve em campo.

O pior: Igor Gomes

Partida apagada do meia são-paulino, que pouco contribuiu para a criação das jogadas de ataque — sobretudo no segundo tempo. Acabou exagerando nas faltas, recebeu dois amarelos e foi expulso deixando o Tricolor em situação de risco nos minutos finais do confronto com o Ceará.

Visita ilustre

Negociado com o PSG, em agosto de 2012, o meia-atacante Lucas Moura, do Tottenham, aproveitou as férias no Brasil para matar as saudades do Morumbi e do Tricolor. O atleta marcou presença na partida, assistiu ao jogo em um dos camarotes do estádio e fez a festa dos torcedores presentes no estádio, que o pararam para tirar fotos e pedir autógrafos.

Toca no Calleri que é gol

O São Paulo precisou de apenas sete minutos para abrir o placar e enlouquecer os torcedores presentes no Morumbi. Em jogada bem trabalhada pelo sistema ofensivo no lado direito, Rafinha cruzou na medida para Calleri se antecipar aos zagueiros do Ceará e fazer o cabeceio certeiro, sem chances de defesa para João Ricardo, e marcar o primeiro da partida.

Calleri marca mais dois, porém arbitragem anula

O centroavante argentino do São Paulo estava em noite inspirada. Logo após o primeiro gol, o camisa 9 se aproveitou de uma bola mal rebatida dentro da área e encheu o pé para marcar o segundo do Tricolor na partida. O VAR foi acionado e anulou o gol por conta de um toque de mão de André Anderson no início da jogada.

Na sequência, em sua terceira finalização na partida, Calleri colocou a bola no fundo da rede pela terceira vez, mas, de novo, o gol foi anulado. O argentino desviou chute cruzado de Luciano, mas se antecipou demais aos zagueiros do Vozão e ficou em posição de impedimento.

Falha de Arboleda e empate do Ceará

O São Paulo era dominante no confronto e conseguia, sem maiores esforços, controlar a partida. A situação mudou quando o zagueiro Arboleda foi sair jogando, errou um passe ainda no campo de defesa e entregou a bola nos pés de Iury Castilho. O atacante foi rápido, passou a bola para Cléber, que invadiu a área livre de marcação e deslocou Jandrei para dar números iguais ao jogo.

Argentino vira garçom e Tricolor volta à frente

Mesmo com o empate no marcador, o São Paulo não diminuiu o ritmo e seguiu no ataque. A virada veio em jogada protagonizada por Calleri, que recebeu a bola de costas para o gol, dentro da área, fez o pivô entre dois marcadores e tocou para Rodrigo Nestor chegar de surpresa na entrada da área e soltar o pé, cruzado, para recolocar o Tricolor em vantagem.

Equilíbrio marca o segundo tempo

Em desvantagem e sem conseguir desenvolver apresentar um bom futebol no Morumbi durante os primeiros 45 minutos da partida, o Ceará voltou ao segundo tempo com Mendoza e Vina. As mudanças de Dorival Júnior surtiram efeito e o Vozão equilibrou a partida, neutralizando os ataques do São Paulo e dando algumas escapadas ao ataque.

Vozão empata com Mendoza e VAR valida o gol

Depois de igualar forças na partida, o Ceará se aproveitou de uma jogada de escanteio para empatar, de novo, o confronto no Morumbi. O meia Vina cruzou, o atacante Matheus Peixoto desviou a bola na primeira trave e o colombiano Mendoza apareceu nas costas de Igor Vinícius para marcar o segundo gol do Vozão na partida. O bandeira anulou o lance, mas após análise das imagens o VAR validou a jogada.

Igor Gomes expulso

Nos minutos finais, o São Paulo aparentou cansaço físico e viu o Ceará criar boas chances de virada nos contra-ataques com Mendoza. Em um desses lances, o meia Igor Gomes parou o adversário com falta no meio de campo, recebeu o segundo amarelo e, consequentemente, foi expulso de campo.

Próximos jogos

O São Paulo volta a campo no próximo sábado (4) para enfrentar o Avaí, na Ressacada, em confronto válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Ceará joga na quarta (1º) contra seu rival Fortaleza, no Castelão, em partida atrasada da terceira rodada.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 2 x 2 CEARÁ
Competição: Campeonato Brasileiro - Oitava rodada

Data e hora: 28 de maio de 2022 (sábado), às 19 (de Brasília)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: André Anderson, Igor Gomes e Rafinha (São Paulo); Lucas Ribeiro, Geovane, Bruno Pacheco, Mendoza, Dorival Júnior e Richardson (Ceará)
Cartão vermelho: Igor Gomes (São Paulo)
Gols: Calleri (SPFC), aos 7' do 1º tempo (1-0); Cléber (CEA), aos 36' do 1º tempo (1-1); Rodrigo Nestor (SPFC), aos 43' do 1º tempo (2-1); Mendoza (CEA), aos 25' do 2º tempo (2-2)

SÃO PAULO: Jandrei; Arboleda, Diego Costa e Léo; Rafinha (Igor Vinícius), Rodrigo Nestor (Pablo Maia), André Anderson (Eder), Igor Gomes e Reinaldo (Welington); Luciano (Rigoni) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

CEARÁ: João Ricardo; Michel Macedo (Nino Paraíba), Luiz Otávio, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Lucas Ribeiro (Vina), Lima, Wescley (Mendoza) e Richardson; Cléber (Matheus Peixoto) e Iury Castillo (Victor Luís). Técnico: Dorival Júnior

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

São Paulo vacila, cede empate ao Ceará e desperdiça chance de ser líder - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2022