Topo

OPINIÃO

Rafa Oliveira: Ancelotti tem peso grande na crescente de Vini Jr

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/05/2022 20h06

Na tarde deste sábado (28), o Real Madrid se sagrou campeão da Champions League pela décima quarta vez. Em Paris, o time espanhol venceu o Liverpool, por 1 a 0, com gol de Vinícius Júnior. O tento da vitória veio ao longo do segundo tempo em um jogo que contou com mais de 30 minutos de atraso para começar por questões de segurança.

Na Live Fim de Papo especial, transmitida pelo UOL Esporte após o término da partida em Paris, os jornalistas Júlio Gomes e Rafael Oliveira analisaram a crescente do Real Madrid ao longo da temporada com Carlo Ancelotti.

"O Carlo Ancelotti chegou ao ser quarto título de Champions na carreira. Foram dois com o Milan e dois com o Real Madrid. Nesse tempo, se foram basicamente duas décadas. É um técnico muito inteligente e totalmente o oposto de Guardiola. Ele é melhor nas copas do que nas ligas, ainda que tenha ganho um campeonato nacional em cada uma das cinco grandes competições locais da Europa", disse Júlio Gomes.

"Ele é um grande treinador, mas essa reviravolta na carreira dele recentemente é muito legal. Ela parecia se encaminhar para a reta final se pegarmos os trabalhos anteriores dele. A volta dele para o Real Madrid passou muito por como o Florentino Pérez conhece ele e sabia como o clube não precisava de um grande nome da vez e sim de um cara que soubesse gerir grupo e contornar as peculiaridades. O Ancelotti encaixou muito com o que o Real Madrid pedia em termos de grupo", disse Rafael Oliveira.

Em seguida, Júlio Gomes relembrou a escolha de Ancelotti por Vinícius Júnior ao longo da temporada e fez um comparativo no desempenho do jogador com Zidane. Rafael Oliveira destacou que o treinador italiano é peça fundamental no crescimento do atleta.

"O Zidane colocava o Vinícius Júnior para jogar uma partida, depois deixava duas sem colocar. Já o Ancelotti chegou para o Vini e disse para ele que seria a sua temporada. Colocou o brasileiro mais para frente, mudou o posicionamento dele em relação ao que o Zidane e o Tite faziam e ele explodiu", disse Júlio Gomes.

"Não é justo olhar para o Zidane como um técnico que emperrava a carreira do Vinícius. Isso porque, na sua segunda passagem dele no comando, ele dava mais espaço para o brasileiro. Mesmo assim, o Vini oscilou mais. Agora, com o Ancelotti na atual temporada, o jogador atingiu um outro nível de status, de reconhecimento e de regularidade como um cara mais decisivo e confiável. O italiano tem um peso muito grande nisso, uma vez que ele conseguiu achar um equilíbrio na equipe e que deixa o Vini Jr mais próximo da área de definição", finalizou Rafael Oliveira.