Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Palmeiras vive o seu melhor momento sob o comando do Abel

Do UOL, em São Paulo

28/05/2022 04h00

O Palmeiras terminou a fase de grupos da Libertadores com a melhor campanha da história e recorde de gols marcados, tendo pela frente nas oitavas de final o Cerro Porteño, enquanto no Campeonato Brasileiro o time comandado por Abel Ferreira alcançou a vice-liderança na sétima rodada, em busca do título que o treinador português ainda não conseguiu desde sua chegada.

No podcast Posse de Bola #231, Arnaldo Ribeiro afirma que o desempenho atual do Palmeiras talvez seja o melhor desde a chegada de Abel Ferreira, apontando que a dúvida é se o time vai conseguir manter o ritmo com uma temporada tão desgastante quanto a atual.

"Mesmo com um grupo que era o mais acessível entre aqueles que os brasileiros enfrentaram na fase de classificação, eu acho que o Palmeiras vai um pouco além. Acho que o Palmeiras 2022 tem feito que sempre bons jogos e está de fato, o desempenho do Palmeiras está talvez no melhor momento do time sob o comando do Abel Ferreira, melhor que nos anos anteriores", diz Arnaldo.

"Não se sei se o Palmeiras aguenta neste mesmo ritmo, é a única dúvida, mesmo com o elenco quase todo ele na plenitude da idade, é isso o que a reformulação previa para essa temporada, esse mesmo ritmo nessa parte agora, nos cinco meses restantes da temporada, quando de fato não vai dar para preservar ninguém, o mata-mata da Libertadores vai ser difícil, o mata-mata da Copa do Brasil idem e a busca pelo Brasileiro, que é o grande desafio do Palmeiras", completa.

O jornalista também destaca a gestão de elenco de Abel Ferreira e a diretoria atual, citando a despedida de Deyverson, que foi o autor do gol do título da Libertadores diante do Flamengo e mesmo assim não foi mantido, como já havia ocorrido com Felipe Melo, Jailson e Willian. Ele aponta a dificuldade, por exemplo, que o Flamengo, adversário derrotado na final de Montevidéu, encontra para renovar o elenco.

"O Palmeiras faz bem em termos de administração de elenco, é claro que a continuidade do treinador facilita isso, ele vai apurando, ele vai reformulando. Nessa semana aconteceu meio em segundo plano a despedida do Deyverson, o Deyverson foi o cara que fez o gol do bicampeonato na Libertadores, naquelas circunstâncias, o cara foi o homem do gol e na cabeça do Abel e dos dirigentes não caberia a renovação do Deyverson neste processo de reformulação", diz Arnaldo.

"Deyverson ficou lá, não vinha sendo aproveitado e agora acabou o contrato e 'obrigado'. Assim como foi feito com o Felipe Melo, com o Willian, com o Jailson, e é assim que tem que ser feito. A reciclagem dos times é necessária e acho que é isso, por exemplo, que o Paulo Sousa nunca teve no Flamengo, nunca ajeitaram o caminho para ele em termos de reformulação e ajustes. No Palmeiras essa coisa foi sendo feita, claro que com a participação efetiva do Abel, e o jogador não sai, nenhum deles saiu atirando, foram bem-sucedidas as transições", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.