Topo

Atlético-MG

Oscilando, Turco segue prestigiado no Atlético-MG ao entregar todas metas

Atlético-MG de Turco Mohamed atingiu todos os objetivos dos primeiros meses da temporada - DOUGLAS MAGNO / AFP
Atlético-MG de Turco Mohamed atingiu todos os objetivos dos primeiros meses da temporada Imagem: DOUGLAS MAGNO / AFP

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

27/05/2022 04h00

São apenas três derrotas em 30 partidas, mas, mesmo assim, o trabalho de Turco Mohemed é contestado por parte da torcida do Atlético-MG, A cobrança por um desempenho melhor passa mais por aquilo que aconteceu no ano passado, com a conquista da Tripleta Alvinegra, e não apenas em relação ao trabalho do treinador argentino. Após quase cinco meses na Cidade do Galo, Turco entregou todas as metas colocadas pela diretoria, motivo pelo qual ainda segue prestigiado pela alta cúpula alvinegra.

A derrota para o Tolima por 2 a 1, no Mineirão, no encerramento da fase de grupos da Copa Libertadores, fez com que o Galo fosse vaiado pela torcida pela primeira vez em muito tempo. É verdade que as vaias foram poucas e rapidamente abafadas pelos gritos de Galo, mas foi indício de que alguns atleticanos não estão satisfeitos. Mas na avaliação interna, a irritação de uma parcela da torcida tem mais a ver com o passado.

O Atlético fez em 2021 a melhor temporada da sua história, com três títulos conquistados e campanha invicta na Libertadores, que terminou na semifinal por causa de um critério de desempate. Se 2022 será melhor, pior ou igual, ainda não tem como saber. Por isso, a diretoria se apega aos resultados entregues até o momento e metas alcançadas.

Dentro daquilo que o Atlético poderia entregar no fim de maio, tudo foi conquistado. Nesta temporada, o Galo já foi campeão da Supercopa do Brasil, campeão mineiro, primeiro colocado no Grupo D da Copa Libertadores, classificado às oitavas de final da Copa do Brasil e dentro do G4 do Brasileirão. O que pesa contra Turco Mohamed são alguns tropeços, como as derrotas para América-MG e Tolima, além dos empates com Coritiba e Goiás.

Mas como é a cultura do futebol brasileiro, a única maneira de Turco Mohamed manter o prestígio é seguir com bons resultados. Em 30 partidas, o aproveitamento é de 74%, com 20 vitórias, sete empates e três derrotas. No entanto, considerando apenas jogos contra times da elite, o Atlético venceu apenas sete vezes em 15 partidas, além de seis empates e duas derrotas, o que dá aproveitamento de 60%.

Atlético-MG