Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Téo José diz estar ansioso para final da Champions: 'Remedinho para dormir'

Téo José vai narrar a final da Liga dos Campeões pelo SBT - Reprodução/SBT
Téo José vai narrar a final da Liga dos Campeões pelo SBT Imagem: Reprodução/SBT

Talyta Vespa

Do UOL, em São Paulo

27/05/2022 15h53

Téo José está em Paris para narrar, pelo SBT, a final da Liga dos Campeões da Europa, que acontece no sábado (28) entre Liverpool e Real Madrid. Apesar de ser sua 13ª Champions, ele conta, a ansiedade não deu trégua. "Já sei que essa noite vai ser difícil dormir. Vou precisar de um remedinho, com certeza. Já estou pensando no que vou dizer na abertura, no encerramento. É muita ansiedade", diz, em entrevista ao UOL Esporte.

"Estou estudando há duas semanas sem parar. Pesquisando curiosidades, me atentando à pronúncia dos nomes. O SBT quer fazer a melhor transmissão de Liga dos Campeões da história da TV aberta. E, pelo que tenho visto, vai fazer", conta.

Assista à final da Champions League e tenha acesso a um universo de conteúdo exclusivo.

O clima em Paris é de final. Hotéis e restaurantes lotados, torcedores enérgicos perambulando pelas ruas da capital francesa. É como Téo descreve o que vê por lá. O Stade de France, que recebe apenas jogos da seleção francesa e disputas de Copa do Mundo, além do rugby, parece preparado para ser palco de uma final grandiosa.

Foi Téo José, também, a voz das duas últimas finais de Libertadores, ambas protagonizadas por times brasileiros. A diferença entre narrar uma final de Liberta e a última partida de uma Champions, segundo ele, tem a ver com o preparo. "Em um jogo de Libertadores disputado por times brasileiros, me preocupo em me policiar mais em relação aos termos que uso. É inevitável que as torcidas acusem o narrador de torcer para um time ou para o outro. Então, faço o possível para evitar esse tipo de comentário", afirma.

"Na Champions é diferente. Minha preocupação é a pronúncia. Gosto de aprender direitinho para pronunciar o nome do jogador do mesmo jeito que a mãe dele pronuncia; do mesmo jeito que o gerente do banco do país dele pronuncia. Esses detalhes são importantes para mim. É claro que às vezes se populariza uma pronúncia diferente, como é o caso do Mane. Se pronuncia 'Manê' e, não, 'Mané'. Mas já se popularizou, então fica assim."

Em jogos internacionais, Téo diz gostar de pesquisar curiosidades e histórias de vida dos jogadores. E é nisso que tem focado suas energias nos últimos dias. Quando questionado sobre palpite, arrisca que o Real vence a disputa. "O Real Madrid está há 20 dias focado apenas nesse jogo; O Liverpool, na semana passada, ainda disputava o Inglês. Mas acredito que vá ser um jogo rápido. Um bom jogo".