Topo

São Paulo

São Paulo revê freguês Universidad Catolica no mata-mata da Sul-Americana

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/05/2022 13h52

Nesta sexta-feira (27), foram sorteados os confrontos das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Líder do grupo D, o São Paulo terá pela frente um velho conhecido no continente na primeira fase de mata-mata do torneio. O time vai encarar a Universidad Católica, do Chile. Os duelos devem acontecer na última semana de junho e na primeira semana de julho. O primeiro jogo será fora de casa e a decisão da vaga será no Morumbi.

No único título do Tricolor na Copa Sul-Americana, conquistado em 2012, o São Paulo eliminou os chilenos na semifinal daquela competição. E a Católica traz mais boas lembranças para o técnico Rogério Ceni. Na edição de 2013, os dois clubes se encontraram também nas oitavas de final. Com uma atuação épica de Ceni no Chile, o São Paulo fez 4 a 3 e avançou às quartas de final na ocasião.

Mais importante na história do Tricolor, porém, é o duelo que os os clubes fizeram pela final da Libertadores de 1993, vencida pelo São Paulo. Com direito a um histórico placar de 5 a 1 no jogo de ida, no Morumbi. Na volta, os chilenos venceram por 2 a 0, mas o bicampeonato das Américas já estava encaminhado para a turma dirigida por Telê Santana.

Se repetir o retrospecto favorável diante do rival chileno, avançando, o São Paulo vai pegar o vencedor de Ceará e The Strongest, da Bolívia, nas quartas de final este ano.

Para o sorteio desta sexta-feira, os times foram divididos em dois potes no sorteio. O pote 1 era composto pelas oito equipes que ficaram em primeiro lugar na fase de grupos. Já o pote 2 contou com as oito equipes que ficaram na terceira posição de seus grupos na Copa Libertadores — que dava direito a uma vaga nas oitavas da Sul-Americana.

Além de São Paulo e Ceará, mais três times brasileiros estão no mata-mata da Sul-Americana: Santos, Internacional e Atlético-GO. O Atlético-GO enfrenta o Olimpia nas oitavas e está do mesmo lado da chave do São Paulo. Já Inter e Santos só cruzariam com o Tricolor numa eventual final.

Veja os confrontos do mata-mata da Sul-Americana

Deportivo Táchira x Santos
Independiente del Valle x Lanús

Colo-Colo x Internacional
Deportivo Cali x Melgar

Nacional x Unión de Santa Fé
Olimpia x Atlético-GO

Universidad Católica x São Paulo
The Strongest x Ceará

São Paulo