PUBLICIDADE
Topo

Flamengo

Flamengo vai enfrentar Tolima pela 1ª vez; rival não perde há 11 jogos

Jogadores do Tolima comemoram gol contra o Atlético-MG na Copa Libertadores - DOUGLAS MAGNO / AFP
Jogadores do Tolima comemoram gol contra o Atlético-MG na Copa Libertadores Imagem: DOUGLAS MAGNO / AFP

Letícia Marques

27/05/2022 14h49

Classificação e Jogos

Hoje (27), após sorteio, o Flamengo conheceu o adversário das oitavas de final da Conmebol Libertadores: Deportes Tolima, da Colômbia. O confronto entre as equipes é inédito e a equipe colombiana vive uma boa temporada em 2022, visto que está invicta há 11 jogos.

Enquanto o Fla se classificou em primeiro no Grupo H, com uma campanha de cinco vitórias e um empate, o Tolima terminou a fase de grupos em segundo no Grupo D, com três vitórias, dois empates e uma derrota. O revés da equipe colombiana foi com um clube brasileiro, o Atlético-MG, que terminou líder do grupo.

No entanto, a última derrota do Tolima aconteceu em 16 de abril, quando perdeu por 1 a 0 para o Deportivo Pasto, pela Apertura 2022. De lá para cá, os colombianos conquistaram sete vitórias e quatro empates. O último triunfo foi emblemático, contra o Atlético-MG, no Mineirão, que deu fim a uma invencibilidade de 18 jogos da equipe mineira na competição continental.

Este é o cenário que o Flamengo vê o adversário das oitavas. Entretanto, a partida entre as equipes está prevista para somente daqui um mês. Esta fase da Libertadores está marcada para as semanas de 29 de junho e 06 de julho. Cabe destacar que, por conta da campanha, o Rubro-Negro fará o segundo jogo no Maracanã, ou seja, a primeira partida entre as equipes acontecerá na Colômbia.

Enquanto, o Tolima está invicto há 11 jogos, o Flamengo não sabe o que é perder há somente cinco, visto que vive uma temporada conturbada com Paulo Sousa, que ainda não caiu nas graças da torcida e se vê muito pressionado. Além disso, uma crise assombra os bastidores do Rubro-Negro e a diretoria tem sido alvo recorrente de críticas.

Porém, se tratando de Libertadores, a situação do Flamengo é confortável. A exceção da final contra o Palmeiras, que foi em campo neutro, o clube carioca não perde há 17 jogos como mandante. Na competição, excluindo esta mesma final, o clube carioca não perde desde 17 de setembro de 2020, quando foi derrotado pelo Independiente del Valle por 5 a 0, em Quito.

Em contato com a reportagem do UOL, o diretor de relações externas do Flamengo, Cacau Cotta, comentou sobre a definição das oitavas: "Não gosto de escolher adversário. Mas é sempre bom fugir de time argentino e time brasileiro. É melhor deixar estes confrontos mais para frente. Eu vejo com bons olhos o duelo com o Tolima. Todo adversário é difícil, não tem jogo fácil na Libertadores. O Flamengo decidirá em casa, estamos confiantes para chegar no objetivo final".

Premiação

A Conmebol realizou algumas mudanças na premiação. O campeão da Libertadores levará, ao todo, pouco mais de 23 milhões de dólares, cerca de R$ 113 milhões na cotação atual. Este valor é referente a todas as fases da competição.

Flamengo