Topo

Corinthians

Corinthians vai às oitavas da Liberta com pior ataque entre classificados

Renato Augusto e Róger Guedes lamentam empate do Corinthians contra o Always Ready, pela Libertadores - Ettore Chiereguini/AGIF
Renato Augusto e Róger Guedes lamentam empate do Corinthians contra o Always Ready, pela Libertadores Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

27/05/2022 04h00

Classificado às oitavas de final da Copa Libertadores, com a segunda posição do Grupo E, o Corinthians chega ao mata-mata com apenas cinco gols marcados em seis partidas. O desempenho ofensivo dos comandados de Vítor Pereira é, ao lado de Boca Juniors e Cerro Porteño, o pior entre todos os 16 clubes ainda vivos na principal competição de clubes da América do Sul.

Na fase de grupos, o Corinthians marcou apenas um gol fora de casa, na Bombonera, no empate em 1 a 1 com os xeneizes. Na Neo Química Arena, foram quatro gols — dois diante do Boca Juniors, um sobre Deportivo Cali (contra) e outro, ontem (26), contra o Always Ready, da Bolívia. Os números baixos preocupam a comissão técnica, sobretudo porque as estatísticas de criação de jogadas que terminam em finalização também são baixas.

"Temos consciência disso, temos trabalhado a definição no último terço do campo e, com o tempo, vamos conseguir marcar mais gols. Temos sido consistentes, um dos nossos objetivos primários é não sofrer. Preferimos ganhar por muitos gols, mas se não conseguirmos está tudo bem vencermos por menos", explicou o auxiliar Filipe Almeida.

Além do pior ataque entre os classificados às oitavas de final, o Corinthians é apenas a 23ª equipe entre as 32 que disputaram a fase de grupos nos índices de finalização ao gol adversário. Em média, o Timão chutou 11,8 vezes ao gol por partida na Copa Libertadores, números muito abaixo do Palmeiras — líder na estatística com 21,3 chutes por duelo.

No Campeonato Brasileiro, competição liderada pelo Alvinegro, após a disputa das sete primeiras rodadas, o rendimento é ainda mais baixo. O Alvinegro faz, em média, 10,6 finalizações ao gol por partida, o segundo pior índice da competição nacional — atrás apenas do Goiás, com 8,6 chutes a gol por jogo.

Na prática, os números revelam que o Corinthians, embora tenha o segundo melhor ataque da Série A, possui dificuldade no processo criativo no setor ofensivo, que conta com nomes de peso como Willian, Renato Augusto, Jô, Róger Guedes, Giuliano e Júnior Moraes.

Corinthians