Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Roland Garros e Mbappé 'ofuscam' final da Liga dos Campeões em Paris

Bruno Andrade/UOL
Imagem: Bruno Andrade/UOL

Bruno Andrade e *Diego Garcia

Enviados do UOL a Paris (França)

26/05/2022 12h16

É bem verdade que a final da Liga dos Campeões de 2021/22, entre Liverpool e Real Madrid, no Stade de France, em Paris, vai ser realizada apenas no sábado (28), mas os poucos dias que antecedem ao jogo decisivo ainda estão marcados por outras duas discussões esportivas nas ruas e nos bares da capital francesa: Roland Garros e Kylian Mbappé.

O tradicional torneio de tênis começou no último domingo e, desde então, tem tomado a maior parte do espaço midiático na França, especialmente porque, desta vez, os vencedores das últimas seis edições, o espanhol Rafael Nadal (quatro) e o sérvio Novak Djokovic (duas), têm pela frente a nova sensação da modalidade: Carlos Alcaraz.

Assista à final da Champions League e tenha acesso a um universo de conteúdo exclusivo.

Aos 19 anos, o jovem espanhol conquistou dois Masters 1000 em 2022, o de Miami e de Madri, e está embalado para possivelmente enfrentar Nadal e Djokovic nas quartas e na semifinal, visto que os três estão na mesma chave da competição. Do lado feminino, o destaque é a polonesa Iga Swiatek, líder do ranking da categoria.

"Queridinho da torcida", Alcaraz, no entanto, correu o forte risco de ser eliminado logo na segunda rodada, diante do compatriota Abert Ramos-Vinolas, mas, com direito a ter salvado um match point, venceu por 3 sets a 2, parciais de 6/1, 6/7, 5/7, 7/6 e 6/4, em mais de 4h30 de partida.

Apesar de já ter sido anunciada no fim de semana, a badalada e polêmica renovação de Kylian Mbappé no PSG também continua a ser alvo de imensos debates, até porque a decisão do atacante francês acabou por frustrar os planos do Real Madrid, que espera em Paris conquistar o décimo quatro título da Liga dos Campeões.

Na visão de alguns poucos torcedores flagrados nesta quinta-feira (26) nos arredores do Stade de France, Mbappé valorizou o país e acertou em seguir no clube parisiense, onde vai receber 100 milhões de euros (R$ 477 milhões) por temporada, além de 300 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão) de prêmio por assinatura - o novo vínculo é válido até junho de 2025.

Para o confronto deste sábado, às 21h do horário local (16h de Brasília), são esperados cerca de 80 mil espectadores dentro do estádio localizado na região de Saint-Denis. Enquanto a bola não rola, a capital francesa tem alguns pontos comemorativos, sendo o mais importante deles a praça em frente ao Hotel de Ville.

A exibição da réplica do troféu da Liga dos Campeões, mais conhecida como "orelhuda", tem atraído nas últimas horas diversos turistas e fãs de Liverpool e Real Madrid no entorno do charmoso e histórico hotel.

*O colunista Diego Garcia está em Paris a convite da HBO Max, que vai transmitir a final da Liga dos Campeões