Topo

OPINIÃO

Rodrigues: 'Palmeiras atual dá banho no Santos de Pelé e São Paulo de Telê'

Do UOL, em São Paulo

25/05/2022 04h00

A qualidade dos adversários até pode ser questionada, mas os números do Palmeiras, não. Com a goleada de 4 a 1 sobre o Deportivo Táchira desta terça-feira (24), o Verdão coroou a melhor campanha da história da fase de grupos da Libertadores: seis vitórias (100% de aproveitamento), 25 gols marcados, apenas três sofridos e um saldo de 22 gols. Nem mesmo alguns dos times mais marcantes do futebol sul-americano conseguiram um feito parecido.

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Alicia Klein e Rodolfo Rodrigues exaltaram os números obtidos pelo time de Abel Ferreira. Mesmo que o Verdão tenha enfrentado adversários inferiores, os comentaristas destacaram que o Verdão fez o que se esperava dele em uma situação dessas: goleou.

"Pensando friamente em números, esse time do Palmeiras é superior a qualquer brasileiro na história da Libertadores. Já fiz um levantamento das campanhas do Santos de Pelé bicampeão em 62 e 63 e no ano seguinte, e do São Paulo de Telê, em 92, 93 e 94, e o Palmeiras dá um banho nos dois. É muito superior ao Santos do Pelé e ao São Paulo do Telê na Libertadores nesses dois anos do bicampeonato e no ano seguinte. O que esse Palmeiras vem fazendo é algo muito impressionante", apontou Rodrigues.

Para o colunista do UOL, não restam dúvidas de que o atual time do Palmeiras já entrou para a história do clube como um dos mais marcantes e vitoriosos. "Em relação a conquistas, o time atual tem mais títulos expressivos. São duas Libertadores, o que o Luxemburgo não ganhou. Pelo futebol apresentado, esse time do Abel é melhor, por exemplo, do que o do Felipão, pensando em Libertadores", disse.

Rodrigues coloca o Palmeiras de hoje no mesmo nível de outras duas gerações históricas do clube. "É difícil comparar com outras épocas. O Palmeiras teve um período muito bom na época da Academia e foi o único time que conseguia bater de frente com o Santos de Pelé, conquistando títulos paulistas naquele período. Depois, teve o time do Vanderlei Luxemburgo, que foi bicampeão paulista e brasileiro e ganhou o Rio-São Paulo apresentando um futebol sensacional. Agora, há essa terceira leva de times sensacionais do Palmeiras", opinou.

O argumento da fragilidade de Deportivo Táchira, Independiente Petrolero e Emelec, rivais do Verdão na fase de grupos da Libertadores, não convence Rodrigues de que o feito da equipe perde valor. "Outros times já pegaram babas na Libertadores na fase de grupos e não conseguiram corresponder. Na estreia, o Corinthians perdeu para o Always Ready [2 a 0], um time fraquíssimo. No ano passado, o Internacional também perdeu lá [também por 2 a 0]. Em 2020, o São Paulo perdeu para o Binacional [2 a 1]", comentou, citando alguns tropeços recentes de equipes brasileiras na competição.

Diante de tantos números expressivos, Rodrigues considera o time alviverde como o principal favorito ao título da Libertadores. "O Palmeiras não teve dificuldade alguma. Atropelou todos os times nesta fase de grupos, bateu recordes com muita facilidade e fez o que se esperava de um time bicampeão, com um elenco muito forte. Agora, é um outro campeonato, mas o Palmeiras vem com uma grande vantagem. Vai jogar os mata-matas decidindo em casa. Vai com grande favoritismo, super empolgado e com moral elevadíssima. É o grande favorito para esse tricampeonato", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será no domingo (29), logo após o clássico contra o Santos pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.