Topo

Libertadores - 2022

Libertadores: o que Atlético-MG, América e Fortaleza buscam na rodada final

Hulk comemora gol do Atlético-MG sobre o Independiente del Valle pela Copa Libertadoress - FERNANDO MORENO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Hulk comemora gol do Atlético-MG sobre o Independiente del Valle pela Copa Libertadoress Imagem: FERNANDO MORENO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/05/2022 04h00

Com objetivos diferentes, Atlético-MG, América-MG e Fortaleza são os clubes brasileiros que entram em campo hoje (25) para encerrar a fase de grupos da Libertadores.

No Grupo D, o Atlético-MG já garantiu a classificação, mas ainda precisa assegurar a liderança da chave. Às 21h, o Galo recebe o Tolima-COL, no Mineirão, e só perde a ponta se for derrotado por três gols de diferença. Os mineiros estão atualmente na primeira colocação, com 11 pontos, três a mais que os colombianos, com saldo de gols de 5 contra 0.

Já o América-MG, que está no mesmo grupo que o rival regional, não tem mais chances de conseguir vaga nas oitavas de final, mas busca terminar a fase de grupos na terceira colocação para ir à Copa Sul-Americana. Para isso, o Coelho tem um confronto direto com o Independiente del Valle-EQU, fora de casa, também às 21h. O time de Vagner Mancini só deixa a lanterna se vencer por dois ou mais gols de diferença no Equador.

Quem também tem uma espécie de "final" na última rodada da fase de grupos da Libertadores é o Fortaleza, que neste momento ocupa a segunda colocação do Grupo F, com sete pontos, mesma pontuação do Colo-Colo-CHI — mas à frente por causa do saldo de gols, 0 contra -3. O Leão encara os chilenos, nesta noite, às 19h, em Santiago. O River Plate é o líder e já garantiu a liderança da chave, com 13 pontos, enquanto o Alianza Lima-PER, com um, está eliminado.

Para passar de fase, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda joga pelo empate, justamente por levar vantagem no saldo de gols. Se for derrotado, o Fortaleza terminará na terceira colocação do grupo e irá para a Copa Sul-Americana.