Topo

Roma vence Feyenoord, conquista Conference League e quebra jejum de 14 anos

Jogadores da Roma celebram o título da Conference League 2021/22 - Alex Pantling/Getty Images
Jogadores da Roma celebram o título da Conference League 2021/22 Imagem: Alex Pantling/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/05/2022 17h56

A Roma conquistou o título da Conference League sobre a Feyenoord ao vencer por 1 a 0. O confronto, realizado na tarde de hoje (25) no Air Albania Stadium, contou com o gol de Zaniolo para consagrar os italianos.

Com a conquista, a Roma quebrou um jejum de 14 anos, já que o clube não levantava uma taça desde a temporada 2007/2008, com a dobradinha Copa da Itália e Supercopa. Ao vencer a primeira edição da Conference League, o clube leva seu primeiro título da Uefa.

A conquista também teve um sabor especial para José Mourinho. O 'Special One' se tornou o primeiro treinador a conquistar títulos de todas as ligas europeias (Liga dos Campeões, Europa League e Conference) e chegou a sua 26ª taça da carreira.

Início truncado

Os primeiros minutos da partida foram com as duas equipes querendo jogo, mas sem conseguir desenvolver as jogadas para que elas se tornassem chances claras de gols. A bola não chegou nos atacantes, tamanha foi a intensidade dos dois times, que não deram espaços para seus adversários.

Roma em vantagem

Em jogo de poucas oportunidades, Zaniolo não desperdiçou a primeira chance clara. Ele dominou no peito após Trauner não alcançar cruzamento de Mancini e tocou na saída do goleiro para balançar as redes.

Nicolo Zaniolo, da Roma, comemora após seu primeiro gol na final da Conference League - Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images - Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images
Nicolo Zaniolo, da Roma, comemora após marcar seu gol na final da Conference League
Imagem: Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images

Rui Patrício!

Nos primeiros lances da segunda etapa, o Feyenoord mostrou que voltou para o campo querendo empatar o jogo. Após um cruzamento, Mancini desviou contra o próprio gol e a bola foi na trave. No rebote, Til bateu e obrigou Rui Patrício a fazer bela defesa.

Pouco depois o goleiro português apareceu novamente. Malacia pegou bem de fora da área e obrigou Rui Patrício a se esticar e espalmar. A bola ainda tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo.

Rui Patrício, da Roma, durante a final da Conference League - Tullio Puglia - UEFA/UEFA via Getty Images - Tullio Puglia - UEFA/UEFA via Getty Images
Rui Patrício, da Roma, durante a final da Conference League
Imagem: Tullio Puglia - UEFA/UEFA via Getty Images

Pressão holandesa

A equipe comandada por Arne Slot voltou do intervalo se impondo mais no confronto. Os jogadores do Feyenoord passaram a ter mais a bola e a ocupar espaços no campo de ataque. Além disso, a Roma também passou a cometer alguns erros no setor defensivo, dando mais oportunidades para os holandeses.

Feyenoord também tem goleiro!

Em uma das poucas chegadas da Roma na segunda etapa, Bijlow mostrou seu trabalho. Após cruzamento, Veretout ficou com a sobra e bateu forte, a bola chegou a desviar, mas o goleiro saltou para espalmar e fazer grande defesa.

Estacionou o ônibus

Na reta final da partida, a Roma deixou o Feyenoord com a bola e passou a se defender, ficando a maior parte do tempo com seus jogadores próximos à área. Os comandados de Mourinho conseguiram segurar a pressão holandesa para garantir o título.

Mourinho celebra o título da Conference League pela Roma - Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images - Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images
Mourinho celebra o título da Conference League pela Roma
Imagem: Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images

FICHA TÉCNICA: ROMA 1x0 FEYENOORD

Motivo: Final da Conference League
Local: Air Albania Stadium, em Tirana (Albânia)
Data e horário: 25 de maio de 2022, às 16h (de Brasília)
Gols: Zaniolo (31' 1ºT - ROM)
Cartões amarelos: Trauner (FEY), Pellegrini (ROM), Rui Patrício (ROM), Spinazzola (ROM)

ROMA: Rui Patrício, Mancini, Smalling, Ibanez, Karsdorp (Viña), Cristante, Mkhitaryan (Sérgio Oliveira), Pellegrini, Zalewski (Spinazzola), Zaniolo (Veretout) e Abraham (Shomurodov). Técnico: José Mourinho

FEYENOORD: Bijlow, Geertruida, Trauner (Pedersen), Senesi, Malacia (Jahanbakhsh), Aursnes, Kokcu (Waalemark), Til (Toornstra), Nelson (Linssen), Dessers e Sinisterra. Técnico: Arne Slot