Topo

Internacional

O que é necessário para o Inter se classificar na Sul-Americana

Internacional disputa vaga nas oitavas de final da Sul-Americana em jogo no Beira-Rio - Ricardo Duarte/Inter
Internacional disputa vaga nas oitavas de final da Sul-Americana em jogo no Beira-Rio Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/05/2022 04h00

O Internacional entra em campo, hoje (24), para encarar o 9 de Octubre-EQU na luta pela vaga nas oitavas de final da Sul-Americana. O cenário para garantir a classificação não depende apenas do que ocorrer no Beira-Rio, a partir das 21h30 (de Brasília), mas também está ligado ao jogo entre Independiente Medellín-COL e Guaireña-PAR.

Antes de a bola rolar para as duas partidas — que ocorrem simultaneamente —, o cenário aponta o Inter como primeiro colocado no Grupo E, com nove pontos e saldo de três gols a favor. Em segundo, e único com chance de derrubar o time brasileiro do topo, está o Guaireña, com os mesmos nove pontos e saldo dois. Já eliminados aparecem o 9 de Octubre e Independiente Medellín, ambos com quatro pontos.

Como apenas um time de cada chave avança às oitavas de final, o Colorado precisa fazer resultado igual ou superior ao Guaireña para seguir vivo no torneio. Ou seja, pode vencer, empatar ou perder, desde que os paraguaios tenham o resultado pior ou igual e não tirem a diferença no saldo.

Se ambos ficarem com a mesma pontuação e o mesmo saldo, o critério de desempate seguinte é o número de gols marcados. Neste quesito, o Guaireña leva vantagem, com nove contra sete do Inter.

Desta forma, o Inter pode vencer e ficar fora, caso o time do Paraguai também vença, mas por margem maior. Ou mesmo perder e avançar, desde que o rival pela vaga também seja derrotado, por diferença igual ou superior.

O Colorado trata a Sul-Americana como prioridade em 2022. Até por isso, preservou alguns jogadores do duelo com o Cuiabá, no último sábado (21), pelo Brasileirão, para ter todos disponíveis no jogo de hoje. O orçamento do clube prevê entrada de receitas com classificação até, ao menos, a fase semifinal.

Além disso, de olho em romper o incômodo jejum de títulos pelo qual passa, o Inter entende que a competição continental é opção válida e viável, por ser "mais fácil" de vencer do que o Brasileirão.

Internacional