Topo

Cruzeiro

Mais uma vitória e o Cruzeiro vai superar primeiros turnos de 2020 e 2021

Edu é um dos responsáveis pela boa campanha do Cruzeiro na Série B de 2022 - Staff Images/Cruzeiro
Edu é um dos responsáveis pela boa campanha do Cruzeiro na Série B de 2022 Imagem: Staff Images/Cruzeiro

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

23/05/2022 04h00

Com 79% de aproveitamento, o Cruzeiro lidera a Série B do Campeonato Brasileiro, são 19 pontos conquistados em 24 possíveis. A Raposa tem três pontos a mais do que o vice-líder Bahia e seis a mais do que o Novorizontino, que atualmente é o 5ª colocado e o primeiro time fora da zona de acesso à Série A. A boa arrancada em 2022 contrasta com os anos anteriores, quando a equipe estrelada sequer conseguiu brigar por um lugar no G4. Tanto que com apenas oito rodadas em 2022, o Cruzeiro já tem campanha semelhante aos primeiros turnos de 2020 e 2021.

Na primeira vez que disputou a Série B, o time celeste somava 20 pontos em 19 rodadas e ocupava a 16ª colocação. Já descontando os pontos da punição aplicada pela Fifa, pela falta de pagamento ao Al Wahda, dos Emirados Árabes, pelo empréstimo do volante Denilson, em 2016.

Já no ano passado, foram 21 pontos conquistados nos primeiros 19 jogos na Segunda Divisão. Então sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, que assumiu algumas rodadas antes, o Cruzeiro ocupava o 14º lugar.

Agora, com apenas oito partidas disputadas, o Cruzeiro está a uma vitória de superar os primeiros turnos das campanhas anteriores. "Todos os jogos são complicados, é um campeonato muito difícil. Como essa rodada teve muito empate, era fundamental a gente ganhar dentro de casa. A gente entrou muito focado em conquistar os três pontos. Ainda faltam 30 rodadas, mas estamos no caminho certo", destacou o atacante Edu, que já tem 14 gols na temporada.

Os dois próximos compromissos do Cruzeiro na Série B serão longe de Belo Horizonte. Na sexta-feira (27) a equipe do técnico Paulo Pezzolano enfrentará o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, pela 9ª rodada, às 21h30. O jogo seguinte também será no Sul do país, diante do Operário. O compromisso pela 10ª rodada também será numa sexta-feira (3/6), no estádio Germano Krüger, às 21h30.

Cruzeiro