Topo

Vasco

Copinha, um gol por jogo e Barcelona de olho: a joia do Vasco de 15 anos

Atacante Rayan tem 15 anos e soma 12 gols em 10 jogos pelo sub-17 do Vasco da Gama nesta temporada - Rafael Ribeiro / Vasco
Atacante Rayan tem 15 anos e soma 12 gols em 10 jogos pelo sub-17 do Vasco da Gama nesta temporada Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/05/2022 04h00

Enquanto os olhos do mundo se voltavam para o prodígio Endrick, do Palmeiras, na Copinha deste ano, o Vasco tinha também em seu elenco outra promessa adolescente de 15 anos. Filho do ex-zagueiro cruz-maltino Valkmar, o atacante Rayan foi utilizado pelo clube carioca com mais cautela na competição. Apesar de ter balançado a rede no torneio, seu brilho foi acontecer mesmo meses depois, quando virou a sensação das divisões de base ao atuar no time sub-17.

Canhoto e com impressionantes 1,85 m para sua idade, o jovem já marcou 12 gols em dez jogos na categoria em 2022, algo que o fez ser indicado ao Barcelona por Deco, ex-jogador luso-brasileiro que fez história no clube catalão e que atualmente, como empresário, age como uma espécie de intermediador para o gigante espanhol.

Por ter 15 anos, Rayan ainda possui contrato de formação com o Vasco. Ele completará 16 anos em 3 de agosto, quando assinará seu primeiro vínculo profissional com o Cruz-Maltino, em uma duração máxima de três anos, conforme as regras da Fifa.

Também pelo regulamento da entidade está expresso que o atacante só poderá se transferir para a Europa com 18 anos, o que garante ao Vasco que ele fique no clube pelo menos até agosto de 2024.

Rayan foi escolhido pelo Vasco para entregar pôster para Roberto Dinamite em homenagem ao ídolo vascaíno - Daniel Ramalho / Vasco - Daniel Ramalho / Vasco
Rayan foi escolhido pelo Vasco para entregar pôster para Roberto Dinamite em homenagem ao ídolo vascaíno
Imagem: Daniel Ramalho / Vasco

Empresa que muito provavelmente assumirá a SAF vascaína, a 777 Partners está ciente do potencial de Rayan e dos olhos europeus que já recaem sobre a joia. Ao que tudo indica, o jovem será um ativo dos americanos quando eles passarem a gerir o futebol cruz-maltino.

Segundo o site espanhol "Sport", Deco recomendou que a diretoria do Barcelona faça uma proposta ao Vasco por Rayan o mais rapidamente possível a fim de contar com a promessa no time B catalão já a partir da temporada 2024/2025 e antes que ele se valorize ainda mais.

A equipe sub-17 do Vasco enfrenta o Botafogo, hoje (21), pela semifinal da Copa Rio e a tendência é a de que Rayan seja poupado e fique no banco, uma vez que, na próxima quarta-feira (25) o Cruz-Maltino tem o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil da categoria contra o Fluminense, torneio que o clube tem colocado como prioridade.

Vasco