Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: São Paulo e Ceni dão sinais que aprenderam a empatar

Do UOL, em São Paulo

21/05/2022 04h00

O São Paulo tem uma longa sequência de vitórias como mandante, chegando a 11 seguidas, sendo dez no Morumbi e uma na Arena Barueri. Porém, o time comandado por Rogério Ceni apresentava dificuldades nesta temporada nos jogos fora de casa, o que melhorou em um período mais recente.

No podcast Posse de Bola #229, Arnaldo Ribeiro afirma que o São Paulo deu sinais de que aprendeu a empatar quando é necessário nos jogos fora de casa, apontando uma melhora desde a atuação na qual o time perdeu para o Flamengo no Maracanã, pelo Brasileirão.

"O que aconteceu no São Paulo do início do ano para cá é que ele dá sinais, Rogério e time, que aprendeu a empatar em algumas circunstâncias, porque o São Paulo desde o início foi muito forte como mandante sob o comando do Rogério, desde o ano passado, desde quando ele assumiu, e muito fraco como visitante", diz Arnaldo.

"O São Paulo de fato no Morumbi, com a sua torcida, com o seu treinador, do jeito que joga, vai muito bem. Fora de casa era um baita problema até a derrota para o Flamengo, que foi a única no Brasileiro. Aí acho que caiu um pouco de ficha no Rogério em também ser um pouco mais pragmático fora de casa e não tão faceiro, mais seguro até utilizando às vezes o sistema com três zagueiros", completa.

O jornalista considera que diante do Corinthians o São Paulo tem o seu maior desafio como visitante, também com o fato de jamais ter vencido uma partida no estádio corintiano, com 10 derrotas em 15 partidas disputadas.

"O Rogério viveu muitos times diferentes no São Paulo e como treinador ele gosta, quer ir além do pragmatismo, do resultado, mas também, assim como o Vítor Pereira, outros técnicos nessa temporada do futebol brasileiro, se ele também não for mais maleável e, sobretudo fora de casada souber jogar e tentar neutralizar o adversário, ele vai quebrar a cara", diz Arnaldo.

"Quem for só mandante neste ano vai ficar no meio do caminho e acho que esse é o desafio, o Rogério agora como visitante contra um grande time fazer um grande jogo. Ele não conseguiu fazer contra o Palmeiras, foi péssimo, e não conseguiu fazer contra o Flamengo, foi péssimo em estratégia, em desempenho, em substituições e escalação. Tem mais um desafio contra o Corinthians neste domingo", conclui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL