Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Flamengo não se livrou do fantasma do Jorge Jesus e nem da panela

Do UOL, em São Paulo

20/05/2022 18h18

O Flamengo mais uma vez tem um momento conturbado com um treinador, desta vez o português Paulo Sousa, envolvido em uma crise com o goleiro Diego Alves. Desde a saída de Jorge Jesus, em 2019, nenhum treinador foi unânime no clube da Gávea, mas os líderes do elenco permanecem os mesmos, o que Arnaldo Ribeiro classifica como uma 'panela'.

No podcast Posse de Bola #229, Arnaldo afirma que o Flamengo tem problemas não só com o fantasma de Jorge Jesus, mas também com essa 'panela' envolvendo jogadores e dirigentes. Ele critica a falta de profissionalismo nesta relação, que acaba atingindo cada técnico que chega.

"A questão é a seguinte, o Flamengo ainda não se desvencilhou do fantasma do Jorge Jesus e não se desvencilhou de uma panela vencedora, é uma panelaça o que rola lá e a panela é formada por jogadores e dirigentes, que são amigos, têm relações fora, não tem nada de profissionalismo, é zero", diz Arnaldo.

"Quando eles renovam com esses jogadores simbólicos, não é por serviços prestados, é uma panela, é como se fosse na amizade e aí quem se ferra sempre é o treinador, não é só o Paulo Sousa, é o Rogério e até o Renato, que é um cara que sabe trafegar nesse negócio, teve vazamento na época do Renato também, vazamento na época do Rogério, vazamento no Dome. É uma panelaça, o Flamengo tem uma panelaça, os dirigentes são os mesmos lá de 2019, vivem nas glórias, eleitos para cargos e os jogadores são os mesmos", completa.

O jornalista critica a espera pelo jogo com o Goiás para que os dirigentes se pronunciem em entrevista coletiva e acredita que está claro o processo de fritura do técnico Paulo Sousa, que depende do empenho dos jogadores para sobreviver no cargo.

"Eu acho de fato a fritura do Paulo Sousa uma questão escancarada. A coletiva marcada com dirigentes para o pós-jogo, isso é um absurdo, porque pós-jogo você tem que falar do jogo, você pode ganhar, empatar ou perder, não existe boa entrevista pós-jogo sobre problemas, questões gerais, porque a diretoria do Flamengo não aparece nos momentos de crise para falar", diz Arnaldo.

"Se os jogadores dessa panela ainda quiserem jogar pelo treinador, ele consegue ficar, porque os jogadores do Flamengo são muito bons. Se um ou outro não quiser correr muito, ele cai. Basta um resultado ruim nessa série de cinco jogos, basta um resultado ruim no próximo jogo. Contra a Católica todos eles correram e foi interessante ver, foi bom de ver, eles quiseram. Querendo assim, é difícil ganhar do Flamengo no Maracanã, qualquer time", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.