PUBLICIDADE
Topo

Copa Sul-Americana - 2022

Flu enfrenta Santa Fe e busca triunfo por sobrevivência na Sul-Americana

Fernando Diniz conversa com elenco do Fluminense durante treino - Marcelo Gonçalves / Fluminense
Fernando Diniz conversa com elenco do Fluminense durante treino Imagem: Marcelo Gonçalves / Fluminense

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

19/05/2022 04h00

Classificação e Jogos

O Fluminense enfrenta o Unión Santa Fe, na noite de hoje (19), envolto a uma atmosfera de tudo ou nada na Copa Sul-Americana. O Tricolor precisa do resultado positivo para seguir com chances de classificação à próxima fase. Nesta missão, a equipe carioca conta com o retorno do meia Paulo Henrique Ganso, e com o atacante Cano, que está em alta e vai atuar no país de origem. O duelo, no estádio 15 de Abril, começa às 19h15 (de Brasília).

A equipe do técnico Fernando Diniz, com sete pontos, ocupa a terceira colocação do Grupo H, enquanto o Unión Santa Fe, com oito, é o segundo. Junior Barranquilla, que venceu o Oriente Petrolero na última terça-feira, é o líder, com dez. Vale ressaltar que, na Sul-Americana, apenas o primeiro de cada chave se classifica.

Um triunfo faz a equipe das Laranjeiras empatar com os colombianos na ponta e, na próxima rodada, é preciso torcer por um tropeço do Barraquilla frente ao Unión Santa Fe, ou então conseguir tirar a diferença no saldo de gols, que hoje é de 6 a 1. O empate torna a vida do Flu bastante complicada, uma vez que teria de vencer o Petrolero na última rodada, torcer pelo empate no outro jogo da chave e superar o Barranquilla no saldo de gols.

Se deixar o gramado derrotado, o time está matematicamente eliminado, uma vez que o Santa Fe chegaria a 11 pontos, e o Flu só poderia alcançar, no máximo, 10.

É neste cenário, e após uma maratona para chegar a Santa Fe, que o Fluminense entra em campo logo mais. O Tricolor ainda tenta salvar o semestre, uma vez que disputa a Sul-Americana após a eliminação na terceira fase preliminar da Libertadores.

A boa notícia fica com o fato de Ganso, homem de confiança de Diniz, estar recuperado de uma lesão na coxa direita e à disposição. No embarque da delegação, o camisa 10 afirmou estar "mais que 100%" e salientou a importância da vitória na Argentina.

A tendência é que ele seja titular ao lado de Nathan, formação que o treinador utilizou contra o Palmeiras, no Campeonato Brasileiro, fora de casa. Aquele, inclusive, foi o único empate até aqui nesta nova passagem de Diniz pelas Laranjeiras, que, em quatro jogos, venceu três.

"Não é fácil, mas estamos preparados para fazermos um grande jogo e se Deus quiser buscar a vitória, que é o resultado que precisamos. Estou zerado, mais que 100%. O Fluminense depende dele. Isso que temos que fazer. Temos que ir para a Argentina, vencer o jogo e depois vamos para a última rodada dependendo de nós", disse o meia.

Com quatro gols nos últimos três compromissos — contra Palmeiras, Vila Nova e Athletico-PR, duas vezes —, Cano é a esperança para esta noite. Após um breve jejum, o hermano volta à terra natal em boa fase. Com 15 gols na temporada e três no Brasileiro, ele briga na parte de cima da lista de goleadores da competição nacional.

Cano comemora gol marcado pelo Fluminense na partida contra o Athletico-PR -  Thiago Ribeiro/AGIF -  Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

No país vizinho, Cano defendeu o Lanús, o Chacarita Juniors e o Colón, mas passou a ganhar mais destaque quando partiu para novos ares e chegou à Colômbia, mais precisamente ao Independiente Medellín.

O confronto também vai fazer o Fluminense reencontrar a equipe que se tornou algoz de Abel Braga, antecessor de Diniz. Foi após o empate sem gols no Maracanã — jogo em que Fred ainda perdeu um pênalti —, que o treinador conversou com a direção e entregou o cargo.

Após aquela partida, tanto o treinador quanto membros da cúpula, como o presidente Mario Bittencourt, foram bastante hostilizados pelos torcedores, e a turbulência atingiu novamente o clube dias após a conquista do Campeonato Carioca.

"Sabemos que será uma partida muito complicada, fora de casa, mas nosso time tem evoluído bastante e tenho certeza que estamos prontos para fazer um grande jogo", afirmou Yago Felipe, ao site oficial.

FICHA TÉCNICA:

UNIÓN SANTA FE x FLUMINENSE
Competição
: Copa Sul-Americana, fase de grupos
Local: Estádio 15 de Abril, em Santa Fe de la Vera Cruz (ARG)
Dia: 19 de maio de 2022, quinta-feira
Horário: 19h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro (URU) e Horacio Ferreiro (URU)

UNIÓN SANTA FE: Mele; Britez; Calderón, Polenta e Esquivel; Juan Carlos Portillo e Nardoni (Roldán); Bauer, Diale e Zenón; Jonatan Álvez.. Técnico: Gustavo Munúa

FLUMINENSE: Fábio; Yago Felipe (Samuel Xavier), Nino, David Braz, Pineida; Wellington, André, Nathan, Ganso; Luiz Henrique, Cano. Técnico: Fernando Diniz