Topo

Libertadores - 2022

De 33 jogos a recordista: Atlético-MG escreve nova história na Libertadores

Hulk já disputou 16 partidas de Libertadores com o Atlético-MG e jamais foi derrotado - Pedro Souza / Atletico
Hulk já disputou 16 partidas de Libertadores com o Atlético-MG e jamais foi derrotado Imagem: Pedro Souza / Atletico

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

19/05/2022 04h00

A noite desta quinta-feira tem tudo para ser especial para o Atlético-MG, que pode se isolar como o dono da maior sequência invicta na história da Copa Libertadores. Desde a 1ª edição do torneio, realizada em 1960, nenhuma equipe conseguiu ficar 18 partidas consecutivas sem derrotas. É o feito que o Galo pode alcançar diante do Independiente del Valle, às 19h, no Mineirão. O duelo pela 5ª rodada do Grupo D também vale a classificação atleticana para as oitavas de final.

O Atlético já é dono do recorde de invencibilidade da Libertadores, com 17 partidas, assim como o Flamengo e o peruano Sporting Cristal. O que já é um grande feito para um clube que uma década atrás somava apenas 33 partidas no torneio e quatro participações. Tudo começou a mudar em 2013, ano em que o Galo conquistou a América e começou a escrever uma nova história na principal competição do continente.

Réver é o único remanescente do elenco campeão da Libertadores com o Atlético-MG, em 2013 - AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA - AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA
Réver é o único remanescente do elenco campeão da Libertadores com o Atlético-MG, em 2013
Imagem: AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

Um sonho distante, a Libertadores se tornou real para o atleticano. São oito participações nas últimas edições, 70 partidas disputadas, além do respeito construído em toda a América do Sul. Passada a conquista do Brasileirão, que era a grande obsessão do clube, afinal de contas eram 50 anos sem o título nacional, voltar a vencer a Libertadores é a nova prioridade na Cidade do Galo.

"Todas as competições são importantes. Só que a gente sempre quer ganhar o que não tem. Eu sonho com essa Libertadores, não só eu, mas todos os meus companheiros. A gente sabe, até porque se chama 'a glória eterna'. Todos os times que jogam querem ganhar, ser o melhor da América", disse Hulk, que ainda não sabe o que é ser derrotado em um jogo de Libertadores.

O camisa 7 disputou todos os jogos do Atlético no ano passado, numa campanha que terminou na semifinal, mas de forma invicta. Foram sete vitórias e cinco empates, dois deles com o Palmeiras. Mas como a equipe paulista fez um gol no Mineirão, o Galo ficou fora da decisão por causa dos gols marcados fora de casa. A invencibilidade do Atlético na Libertadores começou em 2019, quando o Galo bateu o Zamora, por 2 a 1, na Venezuela, pela última rodada da fase de grupos.

A série invicta é composta por dez triunfos e sete empates. Nesta noite, contra o Independiente del Valle, um novo empate já é suficiente para o clube alvinegro deixar (2020/2021) e o Sporting Cristal (1963/1967) para trás, no entanto, a vitória vale um lugar nas oitavas de final.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG X INDEPENDIENTE DEL VALLE

Data: 19 de maio de 2022, quinta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Libertadores (5ª rodada da fase de grupos)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Pablo Llarena (URU) e Santiago Fernández (URU)
VAR: Não tem

ATLÉTICO-MG: Rafael, Guga (Mariano), Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair, Matías Zaracho e Nacho Fernández; Ademir e Hulk. Técnico: Turco Mohamed

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Ramírez, Carabajal, Schunke e Segovia; Perlaza, Angulo, Pellerano e Billy Arce; Sornoza, Gaibor e Bauman. Técnico: Renato Paiva