Topo

América-MG faz 2 a 0, mas cede empate ao Tolima e está fora da Libertadores

Felipe Azevedo, do América-MG, e Daniel Cataño, do Tolima disputam bola em jogo pela Copa Libertadores Imagem: Daniel Munoz / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2022 22h54

O América-MG está eliminado da Copa Libertadores. Na noite de hoje (18), o Coelho empatou em 2 a 2 com o Tolima, na Colômbia, pela penúltima rodada da fase de grupos. O time de Vagner Mancini chegou a fazer 2 a 0 antes dos 30 minutos de bola rolando, com Marlon e Iago Maidana, mas levou o empate ainda no primeiro tempo. Num intervalo de três minutos, Plata e Michael Rangel igualaram para os donos da casa.

Apesar da eliminação, o América-MG, lanterna do Grupo D, ainda pode conquistar a vaga na Copa Sul-Americana, dada ao clube que termina na terceira colocação da chave. Para isso, precisa de uma combinação de resultados: vitória do Atlético-MG sobre o Independiente del Valle-EQU, amanhã (19), no Mineirão, e também precisa ganhar dos equatorianos, em Guayaquil, na última rodada para igualar a pontuação.

Relacionadas

Nesse cenário, o Coelho ainda precisaria levar vantagem no saldo de gols, que hoje é favorável ao Independiente del Valle (1 contra -4), para ir ao torneio continental. O duelo é na próxima quarta (25), às 21h (de Brasília).

Antes de viajar ao Equador, o América-MG entra em campo pelo Brasileirão. No sábado (21), às 21h, recebe o Botafogo, no Independência, pela sétima rodada do torneio nacional.

Quem foi bem: Michael Rangel

O colombiano participou de praticamente todas as ações ofensivas do Tolima e marcou o segundo gol dos donos da casa na partida.

Quem foi mal: Conti

O zagueiro pareceu desconcentrado e não foi bem no lance dos dois gols do Tolima na partida. No primeiro, foi enganado por um corta-luz. No segundo, não fechou a marcação em Michael Rangel.

Cronologia do jogo

O primeiro tempo começou animador e terminou frustrante para o América-MG. O Coelho abriu o placar logo aos 6 minutos, com um golaço de Marlon, e ampliou com Maidana, que cobrou pênalti, aos 27'. O Tolima fez dois gols em três minutos para empatar a partida ainda na etapa inicial: Plata, aos 39', e Michael Rangel, aos 42', deixaram tudo igual.

O segundo tempo voltou mais equilibrado. O Tolima não pressionou tanto como nos primeiros 45 minutos, e o América-MG conseguiu manter a posse e a bola no campo de ataque. O placar, porém, permaneceu o mesmo: 2 a 2.

O jogo do América-MG

O time conseguiu um resultado expressivo com menos de 30 minutos de jogo, mas depois praticamente abdicou de jogar e viu o Tolima empilhar chances no primeiro tempo. Depois de ceder o empate em três minutos na etapa inicial, tentou se recuperar e melhorou no segundo tempo, mas não conseguiu voltar à frente do placar.

Polêmica: Plata impedido?

O primeiro gol do Tolima foi marcado por Plata em posição duvidosa. Na hora do passe da defesa, o atacante aproveitou corta-luz de Michael Rangel e balançou a rede. Na imagem mostrada na transmissão, ele parecia ligeiramente à frente de Iago Maidana, o último defensor. Vale lembrar que o VAR não é utilizado na fase de grupos da Libertadores, e a decisão de campo foi validar o gol.

Travessão impede vitória do América-MG

Aos 41 do segundo tempo, o Coelho teve a chance de vencer o jogo, mas parou no travessão após boa finalização de Gustavinho de fora da área. Foi a melhor oportunidade da etapa final.

Gol e pênalti dão esperança, mas empate relâmpago frustra

Nem o mais otimista torcedor do América-MG esperava um começo tão bom do time na Colômbia. Com menos de 30 minutos, o Coelho já vencia por 2 a 0, mas o 'empate relâmpago' do Tolima freou o ímpeto. Sofrer dois gols em três minutos acabou com a confiança do time na sequência da partida.

Conti vira preocupação

O zagueiro sentiu dores musculares na coxa no segundo tempo e deixou o campo de maca. Mancini colocou Juninho Valoura em seu lugar.

FICHA TÉCNICA:

TOLIMA-COL 2 x 2 AMÉRICA-MG

Competição: Copa Libertadores, 5ª rodada da fase de grupos
Local: estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué (COL)
Data e horário: 18 de maio de 2022, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
Cartões amarelos: José Moya (TOL); Iago Maidana, Juninho Valoura e Pedrinho (AME)
Gols: Marlon (AME), aos 6 minutos do primeiro tempo, e Iago Maidana (AME), aos 27' do primeiro tempo; Plata (TOL), aos 39' do primeiro tempo, e Michael Rangel (TOL), aos 42' do primeiro tempo

TOLIMA: Domínguez; Marulanda, Quiñones, José Moya e Junior Hernández; Ureña (Trujillo) e Rovira; Plata, Cataño (Gustavo Ramírez) e Ibarguen; Michael Rangel (Juan Caicedo). Técnico: Hernán Torres

AMÉRICA-MG: Jaílson; Iago Maidana, Germán Conti (Juninho Valoura) e Éder; Patric, Lucas Kal (Gustavinho), Índio Ramírez (Rodriguinho), Felipe Azevedo (Pedrinho) e Marlon; Henrique Almeida e Aloísio (Kawê). Técnico: Vagner Mancini

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

América-MG faz 2 a 0, mas cede empate ao Tolima e está fora da Libertadores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Libertadores - 2022