Topo

Athletico vence Libertad, deixa lanterna e se aproxima de vaga na Liberta

Cuello, do Athletico-PR, comemora seu gol durante partida contra o Libertad pela Copa Libertadores Imagem: Robson Mafra/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2022 20h56

O Athletico-PR venceu o Libertad-PAR por 2 a 0 na noite de hoje (18), na Arena da Baixada, pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores. Os gols da partida foram marcados por Cuello e Canobbio, ambos no segundo tempo.

Com a vitória, o Furacão deixa a lanterna e assume a segunda colocação do grupo B, com sete pontos, mesma pontuação do líder Libertad, mas fica atrás por conta do saldo de gols (-1 contra -3). No entanto, a chave segue embolada, e os quatro clubes têm chance de avançar. The Strongest-BOL e Caracas-VEN somam seis pontos.

Relacionadas

Na última rodada, o Athletico-PR pega o Caracas, em Curitiba, e o Libertad recebe o The Strongest no Paraguai. Os jogos serão disputados na próxima quinta (26), às 19h (de Brasília). O Furacão confirma a vaga com uma vitória. Em caso de empate, precisará de uma combinação de resultados para avançar. Se for derrotado, está fora da próxima fase da Libertadores.

Antes da "decisão", o time de Felipão entra em campo pelo Brasileirão. No domingo (22), às 19h, enfrenta o Avaí, na Arena da Baixada, pela sétima rodada do torneio nacional.

Cuello: chutou ou cruzou?

Para a torcida do Athletico-PR, pouco importa. Aos 10 minutos do segundo tempo, Cuello arriscou de muito longe e surpreendeu o goleiro Martín Silva. Um golaço para abrir o caminho da vitória e deixar o Athletico-PR em situação mais confortável na Libertadores.

Quem foi bem: Cuello

Melhor em campo, o argentino foi quem mais tentou pelo Athletico-PR e acabou recompensado com um golaço no início do segundo tempo. Na etapa inicial, participou das melhores chances do time no jogo com finalizações de fora da área.

Quem foi mal: Pablo

O centroavante recebeu mais uma oportunidade como titular com Felipão, mas pouco participou do jogo. Apesar da atuação discreta, ele deixou o campo aplaudido pela torcida.

Cronologia do jogo

O primeiro tempo da partida quase não teve emoção. O Athletico-PR controlou a posse de bola e se manteve no campo de ataque, mas não levou perigo e quase não conseguiu furar o bloqueio do Libertad, escalado com postura defensiva. Duas chances sem muito perigo do Furacão saíram dos pés de Cuello, em finalizações de fora da área. A torcida vaiou o time após o fim da etapa inicial.

Os 45 minutos finais foram mais movimentados. Logo aos 10, Cuello abriu o placar para o Furacão em chutaço (ou cruzamento?) de muito longe. Canobbio ampliou aos 23, em belo contra-ataque do Furacão.

Athletico-PR domina, mas sofre com criação até golaço

O time de Felipão teve controle da partida, mas mostrou pouco poderio ofensivo no primeiro tempo. Martín Silva, goleiro do Libertad, quase não foi exigido. O Athletico-PR teve a bola durante a maior parte do tempo, mas não soube o que fazer com ela. Girou, girou, em busca de espaços e na maioria das vezes parou na retranca paraguaia.

Furacão muda postura após 1 a 0

Na etapa final, tudo mudou após o golaço de Cuello. O time de Felipão conseguiu ser mais eficaz nas jogadas no ataque e aproveitou um vacilo de Mendieta para conseguir ampliar em contragolpe que terminou com finalização cruzada de Canobbio. Vitória importantíssima para respirar na Libertadores.

Libertad, satisfeito com o empate, é castigado

Em situação confortável no grupo, os paraguaios praticamente abdicaram de jogar na Arena da Baixada. Pouco se arriscaram no ataque e se dedicaram apenas em defender com eficácia as tentativas do Athletico-PR. Só começaram a tentar criar oportunidades após sair atrás no placar, mas sem sucesso. Bento fez duas boas defesas na reta final.

Felipão de volta à Libertadores

O treinador estreou na competição continental no comando do Athletico-PR com a missão de tentar classificar o time às oitavas de final. O experiente técnico não vivia noites de Libertadores desde agosto de 2019. Na ocasião, ele dirigia o Palmeiras e acabou eliminado para o Grêmio nas quartas de final.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR 2 X 0 LIBERTAD-PAR

Data: 18 de maio de 2022, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Libertadores, 5ª rodada da fase de grupos
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailosky (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG)
Cartões amarelos: Pedro Henrique, Terans e Canobbio (ATH); Martín Silva, Diego Gómez, Barboza e Mendieta (LIB)

Gols: Cuello, aos 10, e Canobbio, aos 23 minutos do segundo tempo.

ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Nico Hernández, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura, Christian (Erick) e David Terans (Matheus Felipe); Canobbio (Pedro Rocha), Cuello e Pablo (Rômulo). Técnico: Felipão

LIBERTAD: Martín Silva, Iván Piris, Bocanegra, Alexander Barboza e Samudio; Iván Franco (Roque Santa Cruz), Riveros (Óscar Cardozo), Diego Gómez (Caballero) e Bogarín (Mendieta); Melgarejo e Antonio Bareiro (Merlini). Técnico: Daniel Garnero

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Athletico não avança de fase na Libertadores em caso de derrota na sexta rodada independentemente do resultado da outra partida. O erro foi corrigido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Athletico vence Libertad, deixa lanterna e se aproxima de vaga na Liberta - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Libertadores - 2022