Topo

OPINIÃO

Vitão: Vítor Pereira sabe ler futebol e melhorou taticamente o Corinthians

Colaboração para o UOL, do Recife

17/05/2022 04h00

O Corinthians enfrenta o Boca Juniors hoje (17), às 21h30, em La Bombonera, pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Líder do grupo E com sete pontos, o Timão pode até empatar fora de casa para manter a ponta da tabela. O Boca vem logo atrás com seis pontos conquistados. Além do bom desempenho na competição continental, a equipe de Vítor Pereira também lidera o Brasileirão e mostra franca evolução nas últimas semanas.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte toda segunda, quarta e sexta às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes debateram o duelo entre Corinthians e Boca Juniors pela Libertadores e o bom trabalho do Vítor Pereira no clube do Parque São Jorge. Questionado sobre os méritos do treinador português, Vitão destacou a evolução tática da equipe.

"O mérito do Vítor Pereira foi aumentar o elenco sem contratações, dar jogo para algumas pessoas, perceber que alguns não têm como jogar jogo importante, como o Rony e o Xavier, e melhorou o time taticamente. O Corinthians era o samba de uma nota só com o Sylvinho, com Vítor Pereira normalmente joga no 4-3-3, mas muda para o 4-4-2, 3-5-2, 3-4-3, e de forma treinada. Você vê que o time está treinado para jogar de formas diferentes."

"O que eu gosto mais do Vítor Pereira até agora é que ele lê rápido, mexe a tempo de não acabar com o jogo. Escala o que tem que escalar e mexe durante o jogo, faz alterações que mudam o desempenho do time", acrescentou o colunista do UOL.

Questionado sobre a partida de hoje em Buenos Aires, Vitão afirmou que o principal adversário em La Bombonera não será o Boca Juniors, mas a arbitragem da Conmebol. Para ele, o Corinthians tem jogado mais futebol do que o rival argentino.

"Mais do que La Bombonera, o que a torcida do Corinthians teme é a arbitragem escandalosa da Conmebol. O Boca já ganhou do Always Ready com um pênalti escandaloso nessa edição. Bola por bola, o Boca jogou menos que o Cali nesse grupo, o Corinthians com o que está jogando é suficiente para ganhar do Boca mesmo em La Bombonera, mas meu palpite é um empate. O River é o único não brasileiro que tecnicamente pode complicar os brasileiros na competição."

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na quarta (18). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.