Topo

Quem é o francês que desbancou Lewa e Haaland como melhor jogador do Alemão

Nkunku comemora após marcar para o RB Leipzig contra a Atalanta pela Liga Europa Imagem: Marco Luzzani/Getty Images

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

17/05/2022 04h00

Quem foi eleito melhor jogador do Campeonato Alemão na temporada 2021/22? Se você respondeu Lewandowski ou Haaland, errou. Apesar de seus times, Bayern de Munique e Borussia Dortmund, terem ficado com o título e o vice da Bundesliga, respectivamente, o prêmio em questão ficou com o meia Christopher Nkunku, do RB Leipzig, quarto colocado.

O jogador francês esteve presente em todas as partidas do Leipzig na Bundesliga. Foram 20 gols e 13 assistências em 34 jogos de um time que, depois de começar mal o campeonato, reagiu a ponto de conseguir a quarta e última vaga para a próxima Liga dos Campeões.

Nkunku tem apenas 24 anos e surgiu nas categorias de base do PSG em 2016. No ano seguinte, começou a ganhar chances no time principal, mas, apesar do bom desempenho, enfrentou a maior concorrência que poderia em um time do futebol europeu: Neymar e Mbappé, que haviam recém-reforçado o PSG, além de Di Maria e Cavani, que já estavam na equipe.

Em três temporadas no PSG, Nkunku fez 72 jogos e marcou 11 gols. Sua última temporada na França, em 2019/20, foi a que ele mais entrou em campo: 29 vezes, mas apenas 11 iniciando como titular. Sem espaço para mostrar o seu futebol, Nkunku aceitou o convite do RB Leipzig e, na metade de 2019, trocou a França pela Alemanha. A mudança deu resultado.

Nas duas primeiras temporadas, Nkunku jogou mais partidas (84) que em três anos de PSG e fez 12 gols, além de dar 19 assistências diretas. Bons números, mas nada comparado ao que fez de agosto de 2021 até o último fim de semana, no duelo de despedida da Bundesliga: foram 34 gols e 16 assistências em 51 jogos de um jogador que descobriu uma nova faceta: a de artilheiro.

Durante a temporada, o jogo de Nkunku que mais chamou atenção foi contra o Manchester City, afinal, não é normal que o time de Pep Guardiola leve três gols em um mesmo jogo de Liga dos Campeões, certo? E detalhe: todos eles foram marcados pelo meia francês, que, apesar do hat-trick, viu seu time perder por 6 a 3 em Manchester, no duelo de estreia da fase de grupos.

Além da vaga para a Champions, o Leipzig de Nkunku pode encerrar a temporada com um título: no próximo sábado, faz a decisão da Copa da Alemanha contra o Freiburg, em jogo único. Quem estará de olho é Didier Deschamps, que recentemente convocou o meia para amistosos da seleção francesa e, certamente, tem Nkunku em mente para a Copa do Mundo do Qatar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem é o francês que desbancou Lewa e Haaland como melhor jogador do Alemão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte