Topo

Copa Sul-Americana - 2022

Do que os times brasileiros precisam para avançarem na Sul-Americana?

Troféu da Copa Sul-Americana durante sorteio da fase de grupos da edição de 2022 - Nathalia Aguilar - Pool/Getty Images
Troféu da Copa Sul-Americana durante sorteio da fase de grupos da edição de 2022 Imagem: Nathalia Aguilar - Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/05/2022 11h34

A fase de grupos da Sul-Americana 2022 está entrando em sua reta final com as partidas válidas pela quinta rodada começando hoje (17). São sete equipes brasileiras que disputam a competição, apenas uma sem chances de classificação, e algumas já podem definir o seu futuro com os resultados dos jogos desta semana.

O UOL Esporte analisou a tabela e separou os cenários que cada representante do Brasil precisa para terminar em primeiro em seu grupo e chegar às oitavas do torneio. Confira, em ordem alfabética, a situação dos times:

Atlético-GO

A primeira colocação do Grupo F só pode ser assumida pelo Atlético-GO, atual líder, ou pela LDU, em segundo. Isso porque ambas as equipes estão com nove pontos, a seis de distância de Defensa y Justicia e Deportes Antofagasta, e se enfrentarão na sexta rodada.

Sendo assim, o Dragão se classifica para as oitavas se vencer em casa o Antofagasta, hoje, e o confronto direto contra os equatorianos, como visitante, na próxima semana.

O Atlético-GO também pode passar de fase se empatar ou se perder nesta semana. Mas, para isso, precisará necessariamente ganhar da LDU na última rodada. Caso os brasileiros e os equatorianos terminem com a mesma pontuação, o saldo de gols é o primeiro critério de desempate.

Atualmente, o Dragão possui um saldo positivo de cinco gols, enquanto o da LDU é de dois.

Ceará

Com uma campanha 100%, o Vozão está na liderança do Grupo G, com 12 pontos. O único time que o ameaça é o Independiente, que possui nove, já que La Guira e General Caballero só somaram um ponto.

O Ceará pode confirmar a sua vaga se vencer o Caballero hoje, no Castelão, e o Independiente tropeçar para o La Guaira. Nessa situação, os argentinos não conseguirão ultrapassar os brasileiros na tabela mesmo se vencerem o confronto direto entre eles na última partida da fase de grupos.

Se empatar no duelo da quinta rodada, a equipe comandada por Dorival Júnior ainda pode assegurar a vaga nesta semana se o Independiente perder para o La Guaira. Caso isso não aconteça, o Ceará precisará pelo menos empatar na partida derradeira contra os argentinos.

Já se perder para o General Caballero, a situação do Vozão dependerá do resultado do confronto do Independiente. Se acabar com a mesma pontuação que os argentinos, vale primeiramente o saldo de gols como desempate. O saldo atual do Ceará é de oito gols positivos, enquanto o do adversário é de sete.

Cuiabá

O Cuiabá já não possui mais chances de avançar de fase. A equipe brasileira está na terceira colocação do Grupo B, com três pontos, mesma pontuação do River Plate-URU. Melgar e Racing, com nove, ocupam as primeiras posições, respectivamente

O Dourado está matematicamente desclassificado porque enfrenta os uruguaios na quinta rodada, enquanto os dois clubes na ponta se encaram. Isso significa que pelo menos um time entre Melgar e Racing vai pontuar.

Como está a seis pontos de distância da dupla, a equipe comandada pelo auxiliar-fixo Luiz Fernando Iubel não conseguirá assumir a liderança independentemente do resultado da partida.

Fluminense

O Tricolor carioca está em terceiro no Grupo H, com sete pontos. À frente dos brasileiros está o Unión Santa Fe, com oito, e o Junior de Barranquilla, também com sete. Fechando a chave, o Oriente Petrolero, zerado, já está matematicamente eliminado.

Os dois jogos restantes do Flu são fora de casa, contra o líder e o lanterna, respectivamente. Para chegar às oitavas, a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz depende de uma combinação de resultados.

Se vencer as duas partidas restantes, o Fluminense chegará nos 13 pontos. No entanto, o Junior também pode somar dois triunfos e igualar a pontuação. Nesse caso, entrará em questão o saldo de gols. Atualmente, os brasileiros marcaram um gol a mais do que sofreram, enquanto o saldo dos colombianos é de quatro positivos.

Se o Flu vencer nas duas rodadas e o Junior de Barranquilla tropeçar, avança o Tricolor carioca.

No entanto, se apenas empatar nesta quinta contra o Unión Santa Fe, o Fluminense precisará vencer o lanterna na sexta rodada e torcer por um empate entre os atuais líderes e o Junior.

Se perder nesta semana, os brasileiros estão matematicamente eliminados por não conseguirem mais alcançar o Unión Santa Fe.

Internacional

O Colorado está em segundo no Grupo E, com seis pontos, mesma pontuação do Guaireña - que está na liderança por ter marcado um gol a mais até então. Logo atrás estão Independiente Medellín e 9 de Octubre, ambos com quatro.

O Internacional enfrenta Medellín e 9 de Octubre nos jogos restantes e as duas partidas acontecerão no Beira-Rio. Se vencer ambos os duelos, a equipe comandada por Mano Menezes dependerá dos resultados do Guaireña para saber se avança no torneio.

Nessa projeção, caso o atual líder também vença seus duelos finais, terá os mesmos 12 pontos do Inter. Assim, a primeira colocação será decidida pelos critérios de desempate, com o saldo de gols como o primeiro a ser analisado. Só que se o clube paraguaio tropeçar em qualquer um dos jogos, os brasileiros avançam.

Agora, se o Inter empatar ou perder hoje para o Medellín, a tabela fica em aberto e dependerá dos resultados da outra partida da quinta rodada e também dos jogos finais da fase de grupos. As equipes do Grupo E estão separadas por poucos pontos e todas ainda estão vivas no torneio.

Santos

O time comandado por Fabián Bustos está em segundo do Grupo C, com sete pontos, a um de distância do líder Unión La Calera. Universidad Católica-EQU, com quatro, e Banfield, com três, aparecem logo abaixo. As duas partidas restantes do Santos pela fase de grupos serão disputadas na Vila Belmiro

Se vencer o duelo de amanhã (18) contra o líder, o Peixe assumirá a ponta e dependerá apenas de si para chegar às oitavas. Nesse caso, o clube brasileiro pode avançar até se empatar na última rodada, contra o Banfield, e o La Calera vencer o sexto jogo se terminar com um saldo de gols superior ao dos chilenos.

O saldo é o primeiro critério de desempate da fase de grupos da Sul-Americana. Se a diferença entre os gols marcados e sofridos for a mesma entre duas equipes, o time que mais vezes balançou as redes adversárias no torneio passa de fase.

Já se empatar contra o La Calera, o Santos seguirá um ponto atrás na tabela e precisará contar com um tropeço dos chilenos na última rodada. Nessa projeção, o Peixe se classifica se ganhar seu jogo final e os atuais líderes não vencerem o Universidad Católica-EQU.

Os brasileiros ainda podem passar nos critérios de desempate, com nove pontos, se empatarem hoje e também no jogo final, com o La Calera perdendo para os equatorianos na sexta rodada.

São Paulo

O Tricolor paulista está na liderança do Grupo D, com dez pontos. Everton-CHI, com cinco, Ayacucho, com quatro, e Jorge Wilstermann, com dois, seguem atrás na tabela. Faltando dois jogos, o São Paulo depende apenas de dois pontos para passar de fase.

Se vencer o duelo de quinta (19) contra a equipe boliviana, o São Paulo assegura a sua vaga nas oitavas. O time comandado por Ceni ainda pode garantir a classificação antes mesmo de entrar em campo nesta semana. Para isso, fica dependendo do resultado do confronto de amanhã entre Everton e Ayacucho.

Caso a partida entre os adversários termine empatada, o Tricolor não poderá mais ser ultrapassado por nenhum dos dois. Se o time peruano vencer os chilenos, chegará aos sete pontos, mas não conseguirá mais assumir a liderança se o São Paulo apenas empatar com o Jorge Wilstermann. Em caso de vitória do Everton, a classificação será decidida na última rodada.

O São Paulo só não irá para as oitavas caso perca os dois jogos restantes, ou empate um e perca o outro, e o Everton vença duas em sequência. No caso de dois reveses seguidos para Wilstermann e Ayacucho, o São Paulo estaciona nos dez pontos e pode ser ultrapassado pelo Everton, que pode chegar aos 11.

Se somar apenas mais um ponto, o Tricolor pode ser igualado pelos chilenos, e aí contará o critério de desempate. Atualmente, o saldo do São Paulo de cinco gols, bastante superior ao do Everton, de um negativo.

Além disso, se o São Paulo perder as duas e o Ayacucho ganhar os jogos restantes, ambos terão os mesmos dez pontos, e o desempate será no saldo. Neste momento, os peruanos estão zerados neste quesito.