Topo

Libertadores - 2022

Bragantino perde em casa do Estudiantes e se complica na Libertadores

Bragantino e Estudiantes se enfrentaram na noite de hoje, em Bragança Paulista, pela Libertadores - Mauro Horita/Divulgação/Conmebol
Bragantino e Estudiantes se enfrentaram na noite de hoje, em Bragança Paulista, pela Libertadores Imagem: Mauro Horita/Divulgação/Conmebol

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/05/2022 21h09

Apesar do bom segundo tempo, o Red Bull Bragantino perdeu para o Estudiantes em casa por 1 a 0 e ficou em situação delicada no Grupo C da Copa Libertadores. O confronto de hoje (17), aconteceu no Nabi Abi Chedid, pela quinta rodada.

Depois de uma primeira etapa com poucas chances, o Massa Bruta melhorou e pressionou o adversário. No entanto, deu espaços e permitiu que o time de La Plata chegasse com perigo e marcasse o gol aos 31 da etapa final, com Del Prete, que acertou uma quase bicicleta.

O resultado já garante o Estudiantes como 'campeão' chave. Atualmente, o clube soma 13 pontos. O Bragantino ainda está na segunda colocação, com cinco, mas pode perder o posto amanhã (18), às 19h, quando o Nacional-URU recebe o Vélez no complemento da quinta rodada da chave.

Próximos jogos e situação do grupo

Na sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores, os dois clubes entram em campo na terça (24), às 19h15. O Massa Bruta visita o Nacional no Uruguai enquanto o Leão faz o duelo argentino contra o Vélez Sarsfield, também fora de casa.

Se a partida entre Nacional e Vélez terminar empatada amanhã (18), o pode empatar na última rodada e avançar, desde que o Vélez não bata o Estudiantes por três ou mais gols de diferença.

Já se o time uruguaio bater o Vélez, o Massa Bruta terá que ganhar na última rodada para chegar às oitavas da Liberta. Por fim, se o Vélez ganhar do Nacional-URU, o Toro Loko entrará na sexta rodada com a mesma pontuação do time de Buenos Aires, dependendo do saldo de gols para ver quem seria o segundo e quem ficaria na terceira colocação. Atualmente, o time paulista tem -1 e os argentinos -4.

Quem foi vem: Del Prete

Além de levar muito perigo para a defesa do Bragantino, o atacante Del Prete fica como o melhor em campo pelo golaço marcado.

Quem foi mal: Raul, Jadsom e Eric Ramires

O trio que iniciou a partida no meio-campo do Massa Bruta não funcionou. Como nenhum dos três conseguiu pisar na bola e armar os ataques, a equipe pouco produziu. Na segunda etapa, as saídas de Raul e Jadsom permitiram que a equipe tivesse mais criatividade.

Atuação do Bragantino: Faltou organização

O time da casa começou muito mal a partida, sendo encurralado em seu campo defensivo, errando na saída de bola e dando oportunidades ao adversário. Sem Hyoran, o Braga não teve criação pelo meio e apostou no avanço pelos lados, com Artur e Helinho. A habilidade dos pontas trouxe alguns momentos de perigo, contudo não foi o suficiente para ameaçar o goleiro Andújar antes do intervalo.

Com menos volantes no segundo tempo, o time conseguiu se organizar e pressionar o adversário, mas o gol dos visitantes aos 31 minutos acabou com isso. A equipe foi para o abafa no restante do confronto, não conseguiu o empate e se complicou demais na competição.

Estudiantes começa melhor

A equipe argentina mandou em campo nos primeiros 15 minutos. A melhor chance veio aos sete, em chute cruzado de Manuel Castro, que foi para fora.

Braga cresce e toma controle do jogo

Depois dos 15, o Toro Loko se encontrou em campo e passou a dominar o confronto. Entretanto, as chances de abrir o placar foram escassas. Luan Cândido, aos 16, e Raul, aos 31, arriscaram de fora da área.

Ao ataque

Maurício Barbieri voltou do intervalo sacando o volante Jadsom para a entrada do atacante Sorriso. A mudança fez com que os mandantes pressionassem, porém também deu o contragolpe aos argentinos.

As trocas permitiram mais oportunidades para abrir o placar. Aos 10, Artur fez grande jogada pela direita e rolou para Ytalo, que trouxe para o meio e chutou para fora. No minuto seguinte, Helinho cruzou da direita e Eric Ramires mandou de voleio, obrigando Andújar a espalmar pela linha de fundo.

A melhora fez com que o comandante mandasse o time ainda mais para frente. Com 16 minutos da etapa final, ele sacou mais volante, Raul, para colocar o meia Praxedes e ainda fez uma troca na lateral direita, colocando Aderlan na vaga de Hurtado.

Punição com golaço

O maior volume de jogo do Braga também deixou o time desorganizado, com espaços no campo defensivo. Aos 31 minutos veio o castigo. Manuel Castro cruzou e a bola desviou no zagueiro Léo Realpe. O toque fez com que ela subisse e ficasse para Del Prete, que mostrou muita habilidade para se virar e marcar um golaço, em uma quase uma bicicleta.

Amarelo na hora de sair

A famosa catimba argentina entrou em campo com a vantagem no placar. Nas alterações realizadas depois do gol, os jogadores demoraram muito para sair de campo. Zuqui chegou até a tirar a camisa ainda em campo para receber o amarelo e retardar ainda mais a substituição.

Trave evita o empate

A melhor chance do Toro Loko veio aos 39, quando Léo Realpe cabeceou na trave após cruzamento na área. Nos minutos finais, Cleiton se lançou ao ataque, contudo o time não levou mais perigo para Andújar.

Passou para quem?

Eric Ramires foi buscar a bola na primeira linha do Bragantino para tentar melhorar a saída de bola. Mas, em um lance inexplicável aos 11 do primeiro tempo, rolou para a esquerda, onde não tinha ninguém.

Convocado com covid-19

Chamado por Tite na manhã de hoje (17) para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, o capitão Léo Ortiz testou positivo para covid-19 e virou desfalque do Bragantino.

Sem o defensor, o técnico Maurício Barbieri aproveitou para fazer outras duas mudanças na zaga. O zagueiro Natan ficou no banco, fazendo com que Renan e Léo Realpe fossem a dupla titular. Na lateral direita, Hurtado desbancou Aderlan, que vinha atuando mais na Libertadores.

Boselli começa no banco

Autor de um golaço na primeira partida entre as equipes —a vitória dos argentinos por 2 a 0—, o atacante Mauro Boselli começou a partida no banco de reservas. O jogador ex-Corinthians entrou em campo apenas aos 26 da segunda etapa.

FICHA TÉCNICA

RED BULL BRAGANTINO 0 x 1 ESTUDIANTES-ARG

Data: 17 de maio de 2022, terça-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Competição: Copa Libertadores da América - Quinta rodada do Grupo C
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Público: 4.769 pagantes
Renda: R$ 70.120,00
Árbitro: Juan Benitez (PAR)
Assistentes: José Cuevas (PAR) e Rodney Aquino (PAR)
Cartões amarelos: Ytalo, Sorriso, Cleiton (Bragantino); Emmanuel Más, Jorge Rodriíguez, Del Prete, Zuqui, Godoy (Estudiantes)

Gols: Del Prete, aos 31 minutos do segundo tempo.

RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Andrés Hurtado (Aderlan), Renan, Léo Realpe e Luan Cândido; Raul (Praxedes), Jadsom (Sorriso) e Eric Ramires; Artur; Helinho (Jan Hurtado) e Ytalo (Alerrandro). Técnico: Maurício Barbieri

ESTUDIANTES-ARG: Mariano Andújar; Leonardo Godoy, Agustín Rogel, Fabián Noguera e Emmanuel Más; Manuel Castro (Toledo), Jorge Rodríguez, Fernando Zuqui (Kociubinski) e Pellegrini (Zapiolla); Gustavo Del Prete (Orosco) e Leandro Díaz (Boselli). Técnico: Ricardo Zielinski