Topo

Quatro motivos para assistir a Ituano e Grêmio pela Série B

Divulgação/Grêmio FBPA
Imagem: Divulgação/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/05/2022 04h00

Ituano e Grêmio se enfrentam hoje (16), pela Série B do Campeonato Brasileiro, em um jogo que tem motivos especiais para atrair atenção. A partida encerra a sétima rodada e reúne pelo menos quatro razões para gerar expectativa antes de a bola rolar. O desempenho do clube de Itu em casa em 2022 e a situação da equipe de Roger Machado na tabela são dois deles.

O jogo no estádio Novelli Júnior começa às 20h (horário de Brasília).

Poder de reação

O Grêmio volta a campo depois de perder para o Cruzeiro, em Belo Horizonte. O jogo no estádio Independência deixou dúvidas sobre a situação da equipe na Série B ? especialmente pelo primeiro tempo. Internamente, o clube gaúcho encara o jogo contra o Ituano como uma prova sobre a capacidade do elenco de reagir.

A derrota para o Cruzeiro encerrou sequência de três vitórias, esfriou empolgação com jovens do time gremista, como Bitello e Elias Manoel. O jogo foi o primeiro da equipe de Roger Machado contra outro clube considerado grande na Série B.

Pontuação

Se o resultado em Minas Gerais incomodou, os resultados paralelos na sétima rodada preocupam. O Grêmio entrará em campo como sexto colocado e só volta ao G4 em caso de vitória contra o Ituano.

"É muito bom ficar entre os primeiros. Vai ser um campeonato disputado, muitas equipes grandes. É bom ficar ali em cima, se deixar eles abrir vantagem vai ser difícil de buscar depois", disse Elias Manoel, atacante do Grêmio.

Só o Corinthians?

O Ituano recebe o Grêmio em busca de afirmação na Série B. O time de Mazola Júnior é o 11º colocado, com campanha de dois empates, duas vitórias e duas derrotas. Mas tem a favor o histórico como mandante na temporada.

Em 10 partidas em casa, o Ituano só perdeu uma. Para o Corinthians, pelo Campeonato Paulista. O fato foi citado internamente na preparação do Grêmio ? que enxerga a estatística como sinal de que o duelo vai exigir atenção e intensidade.

Novidades no Grêmio

A derrota em Belo Horizonte e o jogo em Itu fizeram Roger Machado considerar uma mudança na escalação do Grêmio. A tendência é que Lucas Silva saia do time titular, pela primeira vez desde a arrancada para conquista do Gauchão.

Gabriel Silva, meia de 19 anos, é o mais cotado para entrar no time. No penúltimo treinamento em Porto Alegre, tanto Gabriel quanto Lucas foram testados na formação. A escolha pelo jovem, no entanto, deixa o time bem mais ofensivo. Ele foi um dos destaques diante do Cruzeiro, na rodada passada, ao entrar na etapa final.

FICHA TÉCNICA
ITUANO X GRÊMIO

Data e hora: 16/05/2022 (segunda-feira), às 20h (horário de Brasília)
Local: estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Transmissão: SporTV e Premiere
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Lucas Costa Modesto (DF)
VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)

ITUANO: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Bernardo (Cleberson) e Roberto; Rafael Pereira, Lucas Siqueira, Kaio e Gerson Magrão; Aylon e Rafael Elias
Técnico: Mazola Júnior

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti; Elias, Lucas Silva (Gabriel Silva), Bitello e Biel; Diego Souza
Técnico: Roger Machado