Topo

Palmeiras

OPINIÃO

Lavieri: Abel Ferreira cumpre processos e é legal em dar chances a jovens

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/05/2022 04h00

Em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2022, o Palmeiras venceu o RB Bragantino, por 2 a 0, no último sábado (14). Danilo, no primeiro tempo, e Raphael Veiga, na etapa final, fizeram os dois gols do jogo no Allianz Parque e ajudaram a equipe alviverde a colar nos primeiros colocados.

Na Live do Palmeiras, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Verdão, os jornalistas Danilo Lavieri e Alicia Klein analisaram a utilização de jogadores jovens por Abel Ferreira. Na reta final do confronto, o treinador optou por dar minutos a atletas revelados na base da equipe como Gustavo Garcia e Vanderlan.

"Foi por pouco tempo, mas foi bacana o Abel Ferreira ter colocado Gustavo Garcia e Vanderlan em campo. A torcida do Palmeiras tem cobrado o treinador por isso e, no caso do Garcia, foi por obrigação, até porque o Mayke sentiu e teve que sair de campo. Ele poderia ter colocado o Gabriel Menino, mas deu a chance para o outro. Já o Vanderlan foi opção mesmo do técnico", começou dizendo Danilo Lavieri.

"Eu gosto da ideia e acho legal que eles comecem a ganhar tempo em campo. A torcida tem que entender que o Abel Ferreira é um cara muito meticuloso, ou seja, ele faz muito processo, fortalece, conversa taticamente e tudo mais antes de lançar os jogadores. Ele está cumprindo esses processos e acho legal a entrada dos jovens ao longo dos jogos", completou o comentarista.

Em seguida, Danilo Lavieri ressaltou que a utilização dos jogadores da base podem se fazer mais frequentes ao longo do ano. Isso porque, o Palmeiras tem algumas baixas no departamento médico e, além disso, conta com um elenco reduzido. Sobre o assunto, Alicia Klein também valorizou a entrada desses atletas, mas pregou cautela.

"O Abel Ferreira sabe que a mesma torcida que pede a entrada dos meninos é a mesma que vai jogar pedra neles se começarem a ir mal. É da natureza do futebol e do torcedor essa cobrança pela performance dos jogadores. O Abel tem essa preocupação e sabe a pressão que esses atletas vão sofrer. Para entender isso, basta vermos que daquele miolo de meio de campo de crias da casa, somente o Danilo é titular hoje".

"O treinador sabe que o uso dos garotos vai ser inevitável nessa temporada, isso porque o time vai perder atletas nas datas FIFA, por lesões e outros motivos. Ele só está esperando esses jovens estarem mais prontos no ponto de vista físico, emocional e técnico. É muito diferente jogar nos juniores e no profissional. Me parece que os melhores momentos para que haja testes com essas promessas seriam os dois jogos restantes na fase de grupos da Libertadores. O Palmeiras joga em casa e já está classificado", disse Alicia Klein.

A próxima edição da Live do Palmeiras será na quarta-feira (18), logo após a partida contra o Emelec, pela Copa Libertadores. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

Palmeiras