Topo

Inter vê Edenilson abalado e fala em comoção geral após acusação de racismo

Reprodução/Premiere
Imagem: Reprodução/Premiere

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/05/2022 04h00

O Internacional demonstrou apoio a Edenilson, que acusou Rafael Ramos de racismo durante jogo no sábado (14), no estádio Beira-Rio. Mais do que isso, o clube viu o meia abalado depois do ocorrido no segundo tempo da partida diante do Corinthians e, segundo os dirigentes, viveu momentos de comoção geral nos bastidores com o relato do camisa 8.

Um dos líderes do elenco do Inter e no clube desde 2017, Edenilson causou impacto ao reiterar, diversas vezes, ter ouvido o termo 'macaco' durante disputa com Rafael Ramos.

"Edenilson é um atleta exemplar, um pai de família, um cidadão. É inadmissível que em 2022 a gente ainda tenha episódios como esse. Isso comove a todos nós. A gente sabe que o Corinthians é um clube com história contra esse tipo de preconceito. É hora de os clubes terem uma postura. Edenilson tomou a iniciativa de fazer o registro e a gente acredita na verdade dele", disse Alessandro Barcellos, presidente do Inter.

O meia não deu entrevistas após o jogo, mas usou as redes sociais para se manifestar a respeito do caso. Nos corredores do estádio, que o viu relata que o semblante era nítido.

"Edenilson está bastante chateado, incomodado com isso. Não tem palavras para explicar. Saiu daqui de cabeça baixa, triste. Com certeza ele não gostaria de estar envolvido em um episódio com esse", afirmou Barcellos.

O UOL Esporte ouviu relato de que Edenilson foi lacônico depois de deixar o vestiário. Aos colegas de time, ele detalhou a disputa ao lado da área e o diálogo com Rafael Ramos. E reiterou, em conversa com o jogador corintiano, ter escutado a ofensa.

Em depoimento à polícia, nas dependências do Beira-Rio, Edenilson reiterou a acusação de racismo. A súmula do jogo também registrou a posição do jogador do Inter, assim como a versão do lateral do Corinthians.

O Internacional volta aos treinos hoje (15), de olho no jogo com o Independiente Medellín-COL, pela Copa Sul-Americana. A partida acontece na terça-feira (17), no estádio Beira-Rio.

Veja mais sobre o tema e outras notícias do futebol no Posse de Bola: