Topo

Confiança e tabu embalam Cruzeiro diante do Náutico em busca da liderança

 Matheus Bidu, do Cruzeiro, comemora gol sobre o Grêmio pela Série B do Brasileirão -  Fernando Moreno/AGIF
Matheus Bidu, do Cruzeiro, comemora gol sobre o Grêmio pela Série B do Brasileirão Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

15/05/2022 04h00

Não é tarefa fácil, afinal o Cruzeiro ainda não depende apenas dele mesmo para assumir a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, embalado pela confiança adquirida diante dos últimos resultados e de um tabu de quase 13 anos, o time celeste enfrenta o Náutico, neste domingo, às 16h (de Brasília), nos Aflitos, com o objetivo claro de fazer sua parte e esperar por um tropeço do Bahia diante do Vasco para saltar para a ponta da tabela.

O Cruzeiro vem de uma vitória importante diante do Grêmio na competição. O resultado positivo em cima de um dos adversários diretos pelo acesso trouxe à Raposa um outro espírito. Prova disso foi a classificação diante do Remo, dias depois, pela Copa do Brasil. O Cruzeiro conseguiu reverter o placar desfavorável, venceu por 1 a 0, e avançou nos pênaltis após Rafael Cabral defender quatro cobranças. A boa fase vivida pelo time de Paulo Pezzolano foi destacada pelo técnico do Náutico, Roberto Fernandes, que vê a equipe apresentando algo diferente dos demais.

"Dentro da Série B, o Cruzeiro é a equipe que vem fazendo algo diferente e funcionando. O time tem uma formação interessante, bem difícil de competir. E futebol é momento. Vem de vitórias consecutivas e a confiança deles vai lá em cima. Porém, trabalhamos muito e independentemente dos problemas, vamos tentar fazer um bom jogo e ganhar", disse.

Trunfo

Vivendo o seu melhor momento desde a queda, o Cruzeiro tem ainda um outro trunfo para se apegar diante dos pernambucanos. A última derrota da Raposa para o Timbu ocorreu há quase 13 anos, nos Aflitos, em 17 de maio de 2009. Na ocasião, o Cruzeiro foi superado por 2 a 0 em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

De lá para cá, foram oito jogos entre as equipes com quatro vitórias do Cruzeiro e quatro empates. No ano passado, inclusive, as duas equipes fecharam suas participações na temporada em um confronto no Mineirão, válido pela 38ª rodada da Série B. O jogo terminou empatado em 0 a 0 e o Gigante da Pampulha recebeu uma grande festa do torcedor celeste, que decidiu demonstrar apoio ao clube apesar de mais uma temporada frustrante sem o acesso.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO X CRUZEIRO

Motivo: 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife, PE
Data e horário: 15 de maio de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA - RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jorge Eduardo (Calza)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

NÁUTICO: Lucas Perri; Thassio (Bryan), Camutanga, Bruno Bispo e Júnior Tavares; Ralph, Rhaldney e Jean Carlos; Niltinho (Leandro Carvalho ou Pedro Vítor), Léo Passos e Luis Phelipe (Leandro Carvalho ou Pedro Vítor). Técnico: Roberto Fernandes.

CRUZEIRO: Rafael Cabral: Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovanne Jesus, Willian Oliveira, Neto Moura e Rafael Santos; Jajá, Luvannor e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.