Topo

Cruzeiro

Sinergia entre torcida, time e diretoria marca resgate de 'antigo' Cruzeiro

Cruzeiro agradece torcida após vitória diante do Grêmio - Staff Images
Cruzeiro agradece torcida após vitória diante do Grêmio Imagem: Staff Images

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

14/05/2022 04h00

Se o Cruzeiro vai longe na Copa do Brasil ou se vai conquistar o acesso à Série A do Brasileirão, ainda é cedo para afirmar. No entanto, os jogos contra Grêmio e Remo mostram algo que basicamente não aconteceu nos últimos três anos: sinergia entre diretoria, comissão técnica e torcida. Nos dois duelos, o torcedor celeste encarou o espírito de 12º jogador e o time retribuiu ao entrar pela primeira vez no G4 da Segundona em três edições e de volta às oitavas de final do torneio de mata-mata após dois anos.

Desde que Ronaldo chegou ao clube, o torcedor comprou a ideia. Prova disso, são os 50 mil sócios ativos recém-atingidos. Diante do Grêmio, o Cruzeiro colocou 21.831 pagantes no Independência. O lucro do clube com a partida foi de R$ 324 mil. Contra o Remo, o público foi maior: 22.158 pagantes e arrecadação de R$ 301 mil - valores significativos, principalmente neste momento delicado financeiramente que o clube vive. A mobilização só não foi maior porque o Mineirão não esteve disponível para as partidas devido à agenda musical do estádio.

Torcida 'Pezzolanizada'

Ao contrário dos últimos seis técnicos, Paulo Pezzolano em quatro meses, não viveu momentos de pressão e conseguiu feitos inéditos desde a queda à Série B, como colocar o time no G4 e seguir vivo na Copa do Brasil. No comando da Raposa, o uruguaio soma 24 jogos, 16 vitórias, dois empates e seis derrotas.

As manifestações de apoio ao treinador nos jogos e nas redes sociais têm sido constantes. Chamado carinhosamente de "Papa Pezzo", a torcida também brinca sobre estar 'pezzolanizada' - referência ao fato de terem sido contagiados com o trabalho do treinador.

Nas redes sociais, é recorrente ver mensagens em tom de brincadeira dos torcedores dizendo para Pezzolano não abandonar o Cruzeiro em caso de propostas.

Novas lideranças

Com um elenco formado basicamente por recém-chegados e jovens, o Cruzeiro começa, aos poucos, a formar novas lideranças. Artilheiro absoluto do time com 13 gols em 18 jogos, Edu é a principal referência do time no ano. Contra o Remo, o jogador teve dificuldades durante a partida, perdeu alguns gols, e mesmo assim teve apoio das arquibancadas durante esses momentos, até que aos 30 minutos do segundo tempo marcou o gol que levou a decisão para os pênaltis.

Rafael Cabral, ao defender as quatro cobranças que colocaram o time nas oitavas de final, começa para valer a sua história no Cruzeiro sem o fantasma do ídolo Fábio. Por muitos momentos, as comparações foram constantes, mas o jogador soube lidar bem com o processo e ontem foi ovacionado no Independência.

Além deles, atletas como Eduardo Brock, Willian Oliveira e Zé Ivaldo tiveram um encaixe significativo no time sob o comando de Pezzolano que os credenciam como lideranças dentro de campo.

Cruzeiro