Topo

Quem são os artilheiros brasileiros nas principais Ligas do Mundo?

Vinicius Jr é o brasileiro mais bem colocado na artilharia das principais Ligas - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Vinicius Jr é o brasileiro mais bem colocado na artilharia das principais Ligas Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/05/2022 04h00

Ano de Copa do Mundo é hora de render ainda melhor. De olho em oportunidades com o técnico Tite na seleção, os jogadores brasileiros espalhados pelo planeta correm atrás do sonho de participar da principal competição de futebol do mundo.

E para estar entre os escolhidos, nada melhor do que balançar as redes adversárias. Por isso, a reportagem do UOL Esporte separou quem são os brasileiros que mais marcam gols nas principais Ligas de futebol do mundo.

Espanha - Vinicius Jr.

Vinicius Júnior comemora gol marcado pelo Real Madrid diante do Levante - Susana Vera/Reuters - Susana Vera/Reuters
Imagem: Susana Vera/Reuters

Vinicius Júnior está em uma temporada espetacular na Espanha. Com 17 gols em La Liga, ele é o brasileiro que mais marcou. O colega de time, Karim Benzema, é artilheiro do campeonato até agora, com 27.

Itália - João Pedro

Atacante João Pedro comemora gol marcado pelo Cagliari, no Campeonato Italiano - Enrico Locci/Getty Images - Enrico Locci/Getty Images
Imagem: Enrico Locci/Getty Images

Você provavelmente ouviu pouco falar dele, mas João Pedro, do Cagliari, é o brasileiro com bolas nas redes na Itália. São 13 até agora, que o colocam em 12º entre os goleadores do país. Ciro Immobile, da Lazio, lidera a relação, com 27.

Inglaterra - Raphinha

Raphinha durante jogo do Leeds United contra o West Ham em janeiro de 2022 - Mike Egerton/PA Images via Getty Images - Mike Egerton/PA Images via Getty Images
Imagem: Mike Egerton/PA Images via Getty Images

Na mais badalada Liga do mundo, Raphinha é o brasileiro com mais gols. O ponta do Leeds United balançou as redes rivais em dez vezes na Premier League. O artilheiro da competição é Mohamed Salah, do Liverpool, com 22 gols.

Alemanha - Paulinho

Não há brasileiros nem perto da artilharia da Bundesliga. Na Alemanha, quem comanda os goleadores é Robert Lewandowski, com 34 gols. O melhor jogador nascido por aqui é Paulinho, ex-Vasco e atualmente no Bayer Leverkusen, com quatro gols.

França - Neymar

Neymar, do PSG, comemora gol contra o Troyes pelo Campeonato Francês - ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP - ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP
Imagem: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP

Não poderia ser diferente. Na França, o brasileiro com mais gols é Neymar. Porém, o principal jogador da seleção brasileira não está muito perto do topo. Quem mais gols fez é Kylian Mbappé, que marcou 24 vezes. O brasileiro tem a metade: 12.

Holanda, Portugal e Rússia

Evanílson, do Porto, celebra gol marcado sobre o Benfica de Jorge Jesus na Taça de Portugal - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Na Holanda o principal goleador brasileiro é Antony, com oito gols. Menos da metade do artilheiro da competição, Haller. Em Portugal, quem lidera a lista é o uruguaio Darwin Núñez, do Benfica. O melhor brasileiro é Evanilson, ex-Fluminense, que defende o Porto e marcou 14 gols até agora. Na Rússia, Malcom e Claudinho, com oito gols cada, são os melhores brasileiros, mas também longe do artilheiro Agalarov.

Na Ásia

Romarinho, ex-Corinthians, é quem disputa mais de perto a artilharia de seu campeonato local na Ásia. O atacante marcou 17 gols pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O goleador por lá é Ighalo, que vez 21.

Anderson Lopes, no Japão, e João Pedro, nos Emirados Árabes Unidos, também ganham algum destaque. O primeiro está em terceiro na artilharia, e o segundo aparece em quarto.

Tem mais...

Dois dos três jogadores que dividem a artilharia da MLS [Liga Norte-Americana de Futebol] são nascidos na América do Sul. Nenhum é Brasileiro. Sebastián Driussi é argentino e Jesus Ferreira é colombiano, mas joga pela seleção dos Estados Unidos. Eles estão juntos ao espanhol Jesús Jimenez, com sete gols cada. O melhor brasileiro por lá é Thiago Andrade, ex-Bahia, que tem quatro gols pelo New York City.